Inovação na Justiça brasileira: imprensa nacional destaca relevância do Innovation Day Tribunais

26/09/2017 | 2 min. de leitura

Inovação na Justiça: não é novidade que o processo digital no Judiciário brasileiro proporciona mais celeridade e transparência na prestação de trabalhos realizados por servidores e magistrados. Mas quais são as tecnologias que vão ajudar a Justiça brasileira a ser ainda mais ágil? As respostas foram apresentadas no Innovation Day Tribunais.

Considerada a capital da inovação, Florianópolis recebeu o evento que ocorreu na última sexta-feira de agosto. Foram apresentadas soluções que utilizam a Ciência de Dados para auxiliar os operadores de Direito na tomada estratégica de decisões.

Dentre elas, o Assistente Digital, que é capaz de trabalhar em conjunto com magistrados para planejar e tomar decisões ainda mais assertivas com o uso da Computação Cognitiva. Outra solução que estava no Innovation Day é a assistente virtual Leia.

Com espaço no Expo Innovation, local no evento onde diversas soluções eram demonstradas em tempo real para os participantes, a robô inteligente mostrou como pode ser eficiente para a Justiça brasileira.

A assistente virtual

A Leia, abreviação de Legal Intelligent Advisor, possui conhecimentos específicos da área jurídica, o que a torna capaz de responder dúvidas e ajudar a resolver problemas específicos deste cenário por meio de comando de voz.

Segundo o chief Data Scientist da Softplan, Richerland Medeiros, a Leia trabalha com uma interface de processamento de linguagem natural que visa simular uma interação semelhante a de duas pessoas.

A repórter Bruna Wolff de Matos esteve no Expo Innovation e “conversou” com a Leia, a assistente virtual.

Confira a matéria da Record

Innovation Day Tribunais

No Brasil, são 109 milhões de processos tramitando em 90 Tribunais pelo país. Inédito na área, o Innovation Day Tribunais realizou um dia inteiro de palestras e demonstrações de soluções para a Justiça brasileira conseguir suprir suas demandas.

Tiago Melo, data science Champion na Softplan, fala à CBN Diário de que forma a Computação Cognitiva e a transformação digital podem colaborar na agilização dos processos judiciais.

Segundo ele, a Computação Cognitiva é um apoio intelectual para o trabalho do magistrado. “Essa tecnologia aprende a forma como o Juiz escreve e se posiciona em determinadas demandas pelo histórico de ações e auxilia nas atividades repetitivas”, diz.     

Confira a entrevista de Tiago Melo para a CBN Diário, aqui:

SAJ na mídia

O evento e a assistente virtual Leia foram destaque nas mídias nacionais, em portais como o Estadão, Correio Braziliense, Convergência Digital, Hora de Santa Catarina, Economia SC, Conjur, TJSC, Veja e DCI.  

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram