Usabilidade: OAB de Santa Catarina ajuda a redefinir o portal e-SAJ

Usabilidade: OAB de Santa Catarina ajuda a redefinir o portal e-SAJ

portal e-SAJ

O portal e-SAJ, solução de serviços digitais do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, passará por inovações.  Voltado para a experiência do usuário, as mudanças estão projetadas a partir das necessidades atuais.

Promover a usabilidade do portal é o objetivo da estratégia, que resulta de parceria firmada entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Comissão de Inclusão Digital da OAB, de Santa Catarina, com apoio da Softplan, empresa que desenvolve o Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

No primeiro momento, o “objetivo é reorganizar o portal de acordo com as necessidades e conforme as vivências reais de seus usuários”, explica o diretor-executivo da Softplan, Ilson Stabile.

As mudanças, que objetivam facilitar o peticionamento eletrônico e demais interações de advogados com o portal e-SAJ, devem ser implementadas gradualmente a partir de setembro.

Experiência do usuário no portal e-SAJ

A presidente da Comissão de Inclusão Digital da OAB, Juliana Fogaça, conta que advogados foram convidados a participar de uma atividade específica para a atualização do e-SAJ.

Durante a dinâmica, adotou-se a técnica de teste de usabilidade:

Cinco advogados usaram a solução SAJ para desenvolver suas atividades de peticionamento, durante as quais tiveram seu comportamento, reações e reflexões registrados em detalhes para análise. Na dinâmica, que ocorreu em 14 de agosto, cada usuário peticionou no e-SAJ atual e foi observado por especialistas em Experiência do Usuário.

A técnica usada prevê registrar todas as ações do usuário além da verbalização feita durante a tarefa para se ter “acesso” ao que o usuário pensa durante o uso, e assim entender e tratar suas dificuldades.

As próximas atividades envolvem testes de usabilidade das novas telas propostas para o e-SAJ, cuja nova versão já está em desenvolvimento.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da OAB de SC

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *