TJSP tem maior Índice de Atendimento à Demanda entre tribunais de grande porte, diz Relatório Justiça em Números

17/10/2016 | 2 min. de leitura

O TJSP tem maior Índice de Atendimento à Demanda entre os tribunais de grande porte da Justiça Estadual, indica o Relatório Justiça em Números 2016. A publicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) faz um raio-X da Justiça brasileira.

 O Tribunal de Justiça de São Paulo alcançou o maior Índice de Atendimento à Demanda (IAD) entre os tribunais de grande porte. A Corte atingiu a taxa de 112,5% de acordo com o relatório “Justiça em Números 2016” (ano base 2015), divulgado nesta tarde (17). Isso significa que o TJSP é uma Corte produtiva, capaz de baixar mais processos do que recebe.

O documento também aponta que a Justiça Estadual paulista está entre os melhores Índices de Produtividade dos Magistrados (IPM). Cada juiz de São Paulo baixou o equivalente a 2.217 processos, 23% acima da média registrada na Justiça Estadual, de 1.804.

 Execução Fiscal

Um dos grandes entraves da Justiça é a Execução Fiscal. O Justiça em Números destaca, mais uma vez, que os processos desse tema “são os grandes responsáveis pela alta litigiosidade da Justiça Estadual, uma vez que representam aproximadamente 42% do total de casos pendentes e apresentam uma taxa de congestionamento de 91,7%”.

No entanto, o relatório enfatiza que houve queda, desde 2012, nas execuções fiscais iniciadas. Apenas no último ano, a redução foi de 21%. O CNJ destacou o desempenho do TJSP, TJMG e TJRS no impacto desse número, que somados, registraram diminuição de 635 mil execuções iniciadas.

Nesse sentido, a Corte paulista estimulou prefeituras e Estado a recorrerem aos métodos alternativos para a cobrança da dívida ativa. Entre eles, a conciliação e o protesto.

 TJSP é a maior corte do Brasil

O TJSP representa 34% do movimento de toda a Justiça Brasileira. Dos 74 milhões de processos em andamento, 25,3 milhões são do Judiciário Estadual paulista. Consequentemente, é o tribunal com a maior força de trabalho: 2.607 magistrados e 43 mil servidores.

Veja infográfico sobre o TJSP no “Justiça em Números”. Leia a íntegra do relatório.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do TJSP

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram