Infográfico de Gravação de audiências: Tribunal de Justiça de São Paulo conclui implantação do projeto

Infográfico de Gravação de audiências: Tribunal de Justiça de São Paulo conclui implantação do projeto

Infográfico gravação de audiências

As 300 unidades judiciais selecionadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) estão equipadas para a gravação de audiências.

O módulo de gravação de audiências do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) intensificou o acesso à informação e agilizou a tramitação processual. Por meio dos arquivos, os magistrados e as partes envolvidas têm acesso aos depoimentos na íntegra. Isso permite decisões muito mais assertivas.

De acordo com Rafael Stabile, gerente de Operações da Softplan, que desenvolve o SAJ, uma avaliação além da fala é extremamente eficiente pois “com o uso somente do resumo escrito, as variáveis, os detalhes importantes que vão ajudar no julgamento são perdidos”.

Além da eficiência da prestação jurisdicional, as audiências se tornaram mais rápidas. Os depoimentos não precisam mais ser transcritos e os operadores do Direito passaram a fazer atividades mais nobres que agilizam os trâmites processuais.

Baixe grátis: INFOGRÁFICO mostra as principais mudanças proporcionadas pelo módulo de gravação de audiências

O módulo de gravação de audiências está integrado ao portal e-SAJ. As partes envolvidas podem acessar os depoimentos a qualquer momento, de acordo com as regras de sigilo processual.

Todas as varas do Foro Criminal Central da Capital (Fórum da Barra Funda) receberam equipamentos para o módulo de gravação de audiências. O TJSP também equipou as demais varas especializadas de competências Criminal, Infância e Juventude Infracional, Juizados Especiais Criminais, Júri e Violência Doméstica.

Gravação de audiências: padronização nas atividades

O módulo de gravação de audiências proporcionou a padronização das atividades em 300 unidades judicias do TJSP. O projeto foi formulado pela Secretaria de Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) em parceria com a Softplan. Iniciou em agosto e se encerrou novembro.

O projeto eliminou diferentes práticas para a gravação de depoimentos, que dificultavam a gestão dos acervos e colocavam em risco a segurança das informações. A adesão ao módulo de gravação de audiências foi rápida. Por ter uma interface intuitiva, a ferramenta facilita o trabalho durante as audiências. Agora, os depoimentos são registrados a partir de um clique.

Confira o Guia de uso e a lista de perguntas frequentes sobre o projeto.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *