Innovation Day TJSP: Softplan apresenta soluções de inovação no Tribunal de Justiça de São Paulo

Innovation Day TJSP: Softplan apresenta soluções de inovação no Tribunal de Justiça de São Paulo

Soluções de Inovação TJSP

O uso de soluções de inovação e tecnologia é essencial na Justiça brasileira, por onde tramitam mais de 108 milhões de processos, número apontado no último relatório Justiça em Números,  do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Este foi o mote das apresentações que a Softplan realizou nesta quinta-feira, 9, no Tribunal de Justiça em São Paulo (TJSP). O evento, Innovation Day TJSP, discutiu como a inteligência artificial e a Ciência de Dados podem auxiliar o trabalho de magistrados, juízes e servidores da maior Corte da América Latina.

“A consolidação do processo digital aproximou os cidadãos da Justiça e trouxe transparência e agilidade ao trabalho dos servidores e magistrados. Mas sabemos que as demandas da sociedade aumentam a cada dia. Com isso, os processos acabam se acumulando na fila de trabalho de juízes no momento da tomada estratégica de decisões”, comenta Marcos Florão, diretor de Inovação da Softplan.

Transformação digital na Justiça

Para Florão, há uma década a tecnologia gerou uma revolução no Judiciário brasileiro por conta do processo digital. Mas, agora, promove uma nova onda de mudanças com a chegada da computação cognitiva. Este nova fase possibilita que as máquinas aprendam sobre o dia a dia dos operadores do Direito e possam auxiliá-los na tomada estratégica de decisões.

“Ao mesmo tempo em que as restrições com orçamentos e pessoal aumentam, aumentam também as demandas sociais por acesso à Justiça. Lidar com este volume imensurável de dados e informações se torna assertivo com o uso da inteligência artificial”, destaca.

Líder em soluções de transformação digital, a Softplan também se consolida como referência em inteligência artificial e Analytics aplicados ao ecossistema da Justiça.

  • Desde 2016, todas as novas soluções da Softplan contam com a inteligência artificial como tecnologia embarcada;
  • A empresa criou um Laboratório de Ciência de Dados e um Centro de Competências em Inteligência Artificial;
  • Os laboratórios de desenvolvimento da empresa contam com um time formado por mais de mil engenheiros de software, cientistas de dados e especialistas focados na criação de soluções para o ecossistema da Justiça.

    Conheça as principais soluções de inovação apresentadas no Innovation Day TJSP

Assistente Digital

O Assistente Digital do Magistrado é uma solução que transforma radicalmente a forma de trabalho no gabinete. Facilita o entendimento dos casos e a construção de peças processuais por meio da computação cognitiva.

Tem como foco escoar e dar vazão ao volume gigantesco que ocorre dentro dos gabinetes. Construída sobre uma plataforma disruptiva de computação cognitiva, o sistema possui algoritmos treinados para extrair as partes mais relevantes do processo e indica as jurisprudências mais adequadas. Com o Assistente Digital do Magistrado, é possível fazer análises e decisões em massa sem comprometer o raciocínio jurídico. Atende Tribunais, Ministérios Públicos, Procuradorias e demais órgãos.

Essa ferramenta, inclusive, evidencia o trabalho dos magistrados, já que oferece subsídios para que as decisões sejam mais assertivas. O Assistente Digital do Magistrado proporciona mais agilidade e qualidade ao trabalho dos servidores dos Tribunais de Justiça, o que pode alavancar o novo salto de Índice de Atendimento à Demanda dos Tribunais (IAD).

O Assistente Digital do Magistrado trabalha com o conceito de conector, que pode operar como um “módulo-satélite” de qualquer solução de gestão de processos judiciais, como Sistema de Automação da Justiça (SAJ), PJe e Projudi.

Robôs inteligentes

A computação cognitiva é a base para desenvolver robôs inteligentes com ​expertise jurídico. Eles têm capacidade de aprender sobre o dia a dia dos operadores do Direito e resolver problemas de operações repetitivas. Isso promove agilidade aos processos, reduz a demanda de pessoas em atividades maçantes e oferece um completo repositório de informações analíticas para acompanhamento das atividades.

Leia (Legal Intelligent Advisor), por exemplo, é um robô cognitivo multifuncional com conhecimentos específicos que conversa com os operadores do Direito, responde dúvidas e ajuda a resolver problemas. Pode também interagir com outros robôs.

SAJ Insights

O SAJ Insights é uma solução que aplica Ciência de Dados, Inteligência Artificial e ​Machine Learning (aprendizado de máquina) no dia a dia da Justiça.

A partir da plataforma, é possível fazer análises diagnósticas, descritivas, preditivas e prescritivas com alto nível de sofisticação matemática e computacional. É possível, por exemplo, saber qual é o tempo de tramitação ideal para cada processo em determinada vara. Com os dados extremamente detalhados no SAJ Insights, os Tribunais podem tomar decisões com muito mais agilidade e assertividade, identificando tendências e antecipando riscos. É uma solução que pode ser integrada a qualquer sistema de gestão de processos judicial, como SAJ, PJE e Projudi.

O SAJ Insights é a única solução completa de Data Science e Analytics “Plug and Play” da Justiça brasileira.

Inovações no SAJ

Melhorias no sistema SAJ devem estar disponíveis em breve.  As inovações priorizam a leveza e a experiência do usuário. Mais intuitiva e funcional, assim será a solução, a partir de março de 2018. Facilidade na pasta digital e integrações via API também estão mapeadas.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *