Softplan participa do 108º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, em Manaus

05/10/2016 | 3 min. de leitura

Sustentabilidade e eficiência no Judiciário foram alguns dos temas debatidos no 108º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça (CTJ).

Presidentes, vice-presidentes e corregedores dos Tribunais de Justiça de 23 estados brasileiros estiveram em Manaus, nos últimos dias 29 e 30, para discutir melhorias aos tribunais e aos cidadãos. Os benefícios que as novas tecnologias trazem ao Judiciário esteve entre o tema mais debatido.

A previsão é que o próximo encontro do CTJ aconteça ainda este ano. Agendada em Manaus, a reunião deve ocorrer em 1º de dezembro de 2016, em João Pessoa, na Paraíba.

Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça

O encontro foi aberto pelo presidente do CTJ, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes e pelo anfitrião e presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli.

Durante o encontro, os presidentes de Tribunais apresentaram suas preocupações com o prazo para o cumprimento da Resolução 219/16. Os presidentes também ouviram explanações do corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Mauro Campbell Marques, que destacou a criatividade das gestões diante da crise econômica como caminho para a solução dos problemas gerenciais da Justiça.

Celeridade processual, otimização de recursos, aumento da produtividade e soluções tecnológicas no Judiciário foram assuntos tratados no encontro.

No segundo dia de atividades do Encontro do Conselho do Tribunais de Justiça, Rodrigo Santos, diretor de Negócios e Serviços da Softplan, desenvolvedora do SAJ, ministrou a palestra sobre os resultados da transformação digital na Justiça brasileira.

O TJAM também trouxe reflexões a respeito da sustentabilidade e da preservação ambiental, como parte do Projeto TJAM + Verde.

Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça Leia mais
Novo recorde de produtividade do TJSP é destaque na imprensa nacional
Tribunal de SP bate novo recorde de produtividade

Avaliação dos Magistrados

Para o presidente do Tribunal de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, o encontro foi positivo. Ele ressaltou a importância dos relatos dos tribunais sobre suas experiências e dificuldades.

“Na ocasião, procuramos trabalhar, juntos, soluções no plano administrativo e visando à melhoria da prestação jurisdicional. Destaco também o esclarecimento sobre textos legislativos que afetam o funcionamento do Judiciário e o debate acerca de ações que podem ser realizadas, eventualmente, para enfrentar estas questões”, disse o presidente do TJSP.

Softplan no Encontro do Conselho do Tribunais de Justiça

A palestra do diretor de Negócios e Serviços da Softplan, Rodrigo Santos, sobre a “Transformação digital na Justiça brasileira” trouxe ao evento grandes lembranças. Os marcos e impactos dos últimos 15 anos gerados pela implantação de soluções no Judiciário foram abordados.

Na ‘linha do tempo’ estavam:

  • a criação da 1ª Vara e do 1º Juizado com atuação digital, em 2002, ambos na cidade de Campo Grande, pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS);
  • o 1º Fórum “digital”, na Freguesia do Ó (SP) e divulgação do 1o. Diário da Justiça Eletrônico (DJE), ambas as ações de iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) em 2006;
  • a 1ª gravação de audiência, também em 2006 pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e destacando o Amazonas como o primeiro Estado com as Comarcas do interior 100% digital;
  • além das boas práticas de Tribunais que adotam o processo digital em suas unidades judiciais.

*Foto: Assessoria de Comunicação TJAM

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram