Desenvolvido por: Linkedin Instagram

TJCE conclui implantação do SAJ e padroniza sistema de gestão de processos em todas as varas do Estado

18/09/2018 | 2 min. de leitura

O Tribunal de Justiça do Ceará, agora, padronizou o seu sistema de gestão de processos. Todas as varas da Corte estão agora utilizando o Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Este é o primeiro passo para consolidar o processo digital em todas as unidades judiciais no Estado do Ceará.

De acordo com o presidente da Comissão de Informática, desembargador José Tarcílio Souza da Silva, a implantação do SAJ físico “facilitará o trabalho dos magistrados e dos servidores com o Sistema, o que gera uniformização, modernização e celeridade, por tratar-se de uma importante inovação tecnológica”.

Para ele, a unificação do sistema de gestão de processos é o caminho para o pleno uso do processo digital em todo o Ceará, a exemplo do que ocorre nas unidades em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.A versão para processo físico do software teve a instalação concluída, no dia 17 em 177 comarcas, cumprindo o cronograma previsto. As demais sete comarcas já funcionam com a versão digital do SAJ. O projeto contou com 22 ciclos de implantação.

Unificar o sistema de gestão de processos é estratégico

Conforme a gestora de projetos Maria Eduarda Silveira, a escolha e unificação do SAJ é estratégica para o TJCE melhorar a celeridade processual. Já Gustavo Pereira,  gerente de expansão do SAJ da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) destaca que o sistema promove a gestão do acervo processual e transparência porque os autos ficam disponíveis o tempo todo às partes e aos operadores do Direito.

Outra vantagem, diz Pereira, está relacionada ao tempo em que o servidor deixa de dedicar a atividades como numeração de páginas e controle de carga. “Com isso, ele pode se dedicar a trabalhos que impulsionam o processo.”

sistema de gestão de processos

Evento para apresentação de resultados

No encontro para apresentação dos dados sobre a instalação do SAJ físico, também estiveram os desembargadores Gladyson Pontes (presidente do Tribunal) e Washington Luiz Bezerra de Araújo (vice-presente); o superintendente da Área Administrativa do TJCE, Luis Eduardo de Menezes Lima; a titular da Setin, Denise Olsen; e os representantes da empresa Softplan, que desenvolve o Sistema em conjunto com o Tribunal, Mário Alex Santos (gerente de Serviços), Carlos Roberto de Oliveira Cacau (executivo de Contas), Maria Eduarda Silveira (gestora de Projetos) e Laura Caroline Braga (assessora de Projetos).

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Ceará

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram