Vídeo: por que o MPMS adota o SAJ-MP para a gestão dos processos?

06/05/2015 | 3 min. de leitura

O Sistema de Automação da Justiça para Ministérios Públicos (SAJ-MP) é uma ferramenta para gestão de processos judiciais e extrajudiciais. Intuitivo e funcional, contempla todas as atividades finais da instituição.

Desenvolvido pela Softplan, contribui ainda para a preservação do meio ambiente, já que assegura a tramitação eletrônica de processos, dispensando o uso do papel.

Fluxo de Trabalho SAJ-MP
O fluxo de trabalho do SAJ-MP possibilita a execução das rotinas dos Ministérios Públicos

A solução permite que os processos possam ser visualizados de forma segura por procuradores, promotores e servidores em qualquer momento e de qualquer lugar com acesso à internet, já que o sistema possibilita a conexão remota. As atividades podem ser realizadas por todos os membros simultaneamente.

O sistema também proporciona a integração com o Tribunal de Justiça (TJ) que utilizar a solução SAJ, ou mesmo o padrão MNI, o que imprime mais agilidade às rotinas de peticionamento, recebimento de intimações, consulta dos autos digitais, diminuindo consideravelmente o tempo de tramitação de um processo.

Integração

“O desenvolvimento de uma ferramenta completa, consistente e segura como o SAJ-MP, que está no mercado desde 2006, demanda tempo, recursos financeiros e profissionais altamente qualificados”, expõe o gerente de Relacionamento, Maurício Rotta. Por esse motivo, a solução da Softplan foi escolhida para a modernização de instituições como o Ministério Público de Alagoas (MPEAL), do Mato Grosso do Sul (MPMS), do Acre (MPAC) e de Santa Catarina (MPSC).

subprocurador-geral de Justiça do MPEAL, Antiógenes Lira
O subprocurador-geral de Justiça do MPEAL, Antiógenes Lira, considera o SAJ-MP um produto “pronto para uso”

O subprocurador-geral de Justiça do MPEAL, Antiógenes Lira, em reunião ordinária do Colégio de Procuradores, citou os motivos de a instituição ter optado pela solução SAJ-MP, entre eles o fato de ser um produto “pronto para uso”.

“Por que escolhemos a Softplan? Duas questões principais: primeiro, é o único software no Brasil pronto e que contempla toda a instituição do MP. Qualquer outro que nós procuramos e encontramos, ou precisava ser desenvolvido ou não contemplava todas as áreas do Ministério”, declarou Lira. Ele também reforçou que outro motivo decisivo para a escolha foi a possibilidade de integração imediata com o TJ.

SAJ no Ministério Público

Para o promotor de Justiça do MPMS, Paulo César Zeni, também não há hoje um sistema, além do SAJ-MP, que possa atender ao Ministério Público. “Do ponto de vista da disponibilidade de mercado, nós não identificamos alternativas prontas”, afirma.

Conforme o promotor, a instituição inicialmente pretendia desenvolver uma ferramenta própria, mas abandonou a ideia ao concluir que não era viável. “Isso não é um trabalho que pode ser realizado por um profissional menos experiente. Exige experiência, exige método, e foi constatado que a melhor opção para o Ministério Público, tanto do ponto de vista da segurança da solução como do ponto de vista econômico, seria a aquisição de um sistema”, relata Zeni.

ícone de vídeo Confira o vídeo da entrevista com o promotor Paulo César Zeni:

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram