TJMS: SAJ Atos garante ainda mais celeridade à Justiça

TJMS: SAJ Atos garante ainda mais celeridade à Justiça

O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) implementou uma nova funcionalidade do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), solução adotada para a gestão dos processos. O SAJ Atos permite emitir documentos automaticamente e integra os sistemas do Ministério Público, Procuradorias estaduais e municipais, além de possibilitar a integração com os Correios. A adoção garante ainda mais celeridade e a efetividade da prestação jurisdicional.

Conforme o presidente do TJMS, desembargador João Maria Lós, o trabalho na primeira instância será o mais beneficiado com a novidade. Ele acredita que, junto às práticas da Central de Processamento Eletrônico (CPE), o SAJ Atos auxiliará substancialmente o trabalho nos cartórios, o que melhorará as rotinas forenses. A funcionalidade foi implantada como projeto-piloto na Vara de Execução Fiscal estadual de Campo Grande para atender a integração com o PGE. Já na vara de Execução Fiscal de Corumbá, o SAJ-Atos está em fase de testes de integração com a Procuradoria da cidade.

Para implementar a novidade, modelos de documentos de cartório que servirão a todas as comarcas do estado foram criados a partir de uma padronização. Em quatro meses, o grupo de trabalho padronizou mais de mil modelos e realizou mais de 30 reuniões.

Outras cortes brasileiras já utilizam a ferramenta, como os tribunais do Acre, Ceará, Santa Catarina e São Paulo.

Matéria-original A notícia foi divulgada no site do Tribunal. Confira aqui a matéria na íntegra.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *