Projeto Sinergia no TJSC: Como as “pílulas de conhecimento” disseminam as boas práticas de uso do SAJ?

Projeto Sinergia no TJSC: Como as “pílulas de conhecimento” disseminam as boas práticas de uso do SAJ?

projeto sinergia tjscO uso pleno de todas as funcionalidades do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), sistema de gestão judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, é o objetivo do Projeto Sinergia. Melhorias na usabilidade e performance do SAJ também estão no escopo das ações, executadas em parceria pela Corte e Softplan.

Com foco em capacitação e reciclagem constantes, uma das iniciativas voltadas aos usuários  é a disponibilização de vídeos no formato de “Pílulas de Conhecimento“.

Pílulas do Conhecimento no projeto Sinergia

As “Pílulas de Conhecimento” são uma ferramenta de suporte ao processo de aprendizagem.  São estratégias de microlearning, método de EAD que consiste na disponibilização de pequenas doses de conteúdo, com informações curtas e fáceis de ser consumidas diante a correria do dia a dia de trabalho.

Diante das grandes demandas diárias no Poder Judiciário, os vídeos são  focados em aplicabilidade e não passam de 5 minutos de vídeo. Novas pílulas são liberadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) às segundas-feiras.

Os conteúdos foram escolhidos com base em diagnósticos presenciais junto às varas-piloto do projeto Sinergia para identificar assuntos que geram dúvidas recorrentes.  Já estão disponíveis vídeos de atalhos do sistema e do editor, autossalvamento e cópia de segurança e edição de documentos já emitidos.

A objetividade das informações facilita a aprendizagem de servidores e magistrados. Pensados e focados nas necessidades destes usuários,  os conteúdos versam sobre produtividade e boas práticas de uso do SAJ.

Além do vídeo, cada pílula é acompanhada de um guia em texto sobre o mesmo tema. Isso porque o projeto Sinergia visa atender diferentes estilos de aprendizagem.

As Pílulas de Conhecimento podem ser acessadas:

  • Link: https://universidade.softplan.com.br – aba cliente
  • Login: matrícula do sistema SAJ
  • Senha de primeiro acesso: 1234 (o sistema força o ajuste de senha no primeiro acesso).

Projeto Sinergia no TJSC

O Projeto Sinergia prevê diversas ações para potencializar o uso do Sistema de Automação da Justiça  SAJ, sistema de gestão judicial do TJSC. Juntos, os profissionais da Softplan e da Corte catarinense atuam para identificar oportunidades de melhorias que visam aumentar a produtividade. Configurações do sistema; usabilidade; disseminação de boas práticas; mapeamento das rotinas dos usuários quando trabalham com o SAJ; ganho de performance e acompanhamento da operação em curto e médio prazo são itens abordados durante o projeto. Capacitações presenciais e a distância também estão sendo executadas.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *