TJAM visita Softplan para conhecer novo SAJ

19/10/2018 | 4 min. de leitura

O Tribunal de Justiça do Amazonas se prepara para uma nova fase de modernização tecnológica.

Uma comitiva visitou a Softplan nesta semana para conhecer o novo SAJ (Sistema de Automação da Justiça). A empresa é a desenvolvedora do sistema de gestão de processos usado também pelo Tribunal amazonense.

A comitiva foi formada pelo presidente da Corte, desembargador Yedo Simões, pelo secretário-geral do TJAM, Messias Andrade, pelo juiz presidente da Comissão de Informática, Marco Antonio Pinto da Costa, e pelo diretor da Divisão de Tecnologia da Informação, Thiago Facundo de Magalhães Franco.

A agenda de trabalho apresentou as novidades que a geração 6 do SAJ vai oferecer aos usuários. A previsão é que as atualizações disponibilizem uma série de recursos que serão habilitados a partir do fim deste ano. “Fizemos estudos profundos e detalhados para orientar o planejamento deste projeto. Com o novo SAJ, temos expectativa de melhorar de forma substancial a performance do sistema”, argumenta Ilson Stabile, diretor-executivo da Softplan.

TJAM visita Softplan

Foco no usuário

Focado na experiência do usuário, o novo SAJ 6 é muito mais prático e intuitivo. Além disso, a nova plataforma foi concebida para empregar o uso de inteligência artificial a favor dos usuários, deixando para serventuários e magistrados o foco em situações urgentes e mais complexas. Com isso, será possível atender de forma célere e eficaz aos anseios ingressados no Judiciário,

“Esta proposta de ter um sistema versátil está aderente aos paradigmas contemporâneos de programação de softwares. Vamos disponibilizar portas de entrada para que várias tecnologias diferentes possam conversar com o SAJ. Isso levará ainda mais agilidade à prestação jurisdicional”, explica Luis Fernando Fausto, diretor de Tecnologia da Softplan.

Para o presidente Yedo Simões, a inovação constante é parte fundamental para o aperfeiçoamento dos serviços prestados. “Toda mudança gera um pouco de receio, mas eu vejo que mudar, evoluir e testar novas maneiras de trabalho são o caminho para que entreguemos respostas de qualidade à população. Tenho convicção de que a nova geração do SAJ nos levará ao patamar da excelência”, ressalta.

A comitiva do TJAM prevê disponibilizar algumas funcionalidades da nova versão ainda neste ano. “Achei fantástica a nova geração do SAJ e fiquei bastante empolgado. Essas mudanças foram significativas. A primeira impressão foi muito boa”, avalia Marco Antonio Pinto da Costa.

Novo portal e-SAJ

O portal de serviços e-SAJ, voltado a usuários externos do Tribunal, também ganhou uma nova versão. Um grupo de advogados, profissionais que mais utilizam a plataforma, já está usando a versão atual. Até o fim do ano, todos os advogados do Amazonas terão acesso ao novo portal e-SAJ. Esta parte importante da geração 6 do SAJ também focou na usabilidade e no máximo de automatização das atividades dos advogados junto ao Tribunal.

Vídeo: confira o que os advogados do Amazonas acharam do novo portal e-SAJ

Biometria no âmbito criminal

Um dos grandes gargalos do Tribunal é a apresentação regular de apenados. Os cartórios registram muitas filas porque o processo ainda é bastante analógico. No entanto, o SAJ disponibiliza o uso da biometria para o acompanhamento das apresentações à Justiça no âmbito criminal. Com isso, o apenado poderá fazer sua apresentação à Justiça sem a necessidade de ser atendido por um serventuário.

A ferramenta coleta a digital, registra a presença do apenado e certifica nos autos para conhecimento do juízo. Ou seja, é possível realizar uma gestão completa sobre o acompanhamento dessa condição, inclusive sinalizando aos que estão em desacordo com a pena ou com o benefício imposto pelo Judiciário.

Esta tecnologia já está em teste nos Tribunais de Santa Catarina e São Paulo. “Esta funcionalidade foi pensada para acompanhar o avanço das tecnologias e a geração de economia aos Tribunais”, garante Ilson Stabile. “Gostaríamos de implementar esta tecnologia na Capital e em uma comarca do interior do Amazonas até o fim deste ano”, afirma o presidente do TJAM.

Nova Pasta Digital

A atualização da Pasta Digital no novo SAJ será a primeira a chegar aos usuários internos do Tribunal. O servidor poderá visualizar de forma muito mais clara as informações, os documentos e as partes do processo. “A ideia de tornar a pasta digital o mais ágil possível foi muito boa”, afirma Marco Antonio Pinto da Costa.

Nova gravação de audiências

A funcionalidade de gravação de audiência dentro do SAJ também está sendo aperfeiçoada. Até então, a tecnologia ajudava muito no momento da audiência, mas ainda havia um gargalo muito grande no gabinete do juiz, especialmente na hora de sentenciar os feitos. Agora, para cada audiência gravada, o sistema se propõe a transcrever o teor das oitivas indexando as palavras mais importantes que ajudam na fundamentação das deliberações do juízo.

“Antes, o profissional precisava ouvir todo o arquivo para transcrever pontos importantes para o relatório de uma sentença, por exemplo. Agora, será possível pesquisar palavras-chave e ir direto ao ponto da gravação acessando os resultados da busca”, ressalta Luis Fernando Fausto.

Outras novidades do novo SAJ

A nova geração do SAJ ainda viabiliza o uso de várias funcionalidades que utilizam inteligência artificial. Destaca-se o Gabinete Digital, que disponibiliza um tipo de assistente virtual que ajuda no expediente do magistrado e de seus assessores, e os robôs inteligentes, que podem ser ensinados a realizar alguma tarefa que o Tribunal avalia ser repetitiva. Todo o projeto já está sendo avaliado pela gestão do Tribunal para a criação de um cronograma de atividades ao longo de 2019.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram