Advogados conhecem novidades do novo portal e-SAJ no MS

31/10/2018 | 4 min. de leitura

O novo portal e-SAJ, usado por milhares de advogados brasileiros para realizar o peticionamento eletrônico, está reformulado e chega ao Mato Grosso do Sul.

Na noite desta terça-feira (30), na sede da OAB/MS, um grupo de advogados participou do lançamento do novo portal e-SAJ, organizado pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul e pela Softplan, empresa desenvolvedora do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), usado pelo TJMS para fazer a gestão de processos judiciais.

Estas mudanças estão sendo desenvolvidas desde janeiro de 2017, quando a Softplan passou a intensificar suas pesquisas no uso da plataforma pelos advogados.

“O novo portal e-SAJ foi atualizado com técnicas de usabilidade focadas na experiência do usuário. Com isso, ele perceberá que suas ações dentro do sistema são intuitivas, com menos cliques e com funcionalidades que agilizam suas tarefas”, conta Rodrigo Martins, analista de Negócios da Softplan.

Para o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, esta inovação que chega ao Estado vai ao encontro da necessidade de estar sempre à frente do tempo.

“Somos pioneiros na adoção do processo digital e a nossa parceria sólida de 20 anos com a Softplan nos dá segurança e convicção de que o novo portal e-SAJ, assim como as atualizações previstas para o próprio SAJ, usado pelos membros e servidores do Tribunal, garantirão ainda mais qualidade à nossa prestação jurisdicional”, afirma o desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação do TJMS.

Apresentação do novo portal e-SAJ no MS
Rodrigo Martins, analista de Negócios da Softplan, mostra aos advogados do MS as novidades do novo portal e-SAJ

Colaboração intensa da OAB-MS

A partir de 12 de novembro, o novo portal e-SAJ no MS será disponibilizado a um grupo de 20 advogados. Os demais profissionais terão acesso de forma gradativa até o primeiro semestre de 2019. Este planejamento em etapas é importante para que os especialistas do Tribunal e da Softplan possam orientar em possíveis dúvidas sobre a nova versão e ajustar eventuais ações dentro da plataforma.

Bruno Peixoto Lupoli, presidente da Comissão de Inovação e Tecnologia Jurídica da OAB/MS, é um dos advogados que terão acesso ao novo portal e-SAJ no primeiro ciclo que entra em produção em 12 de novembro. “Toda inovação soma em benefícios para uma Justiça mais ágil. Nossa primeira impressão é boa e aponta que o novo portal e-SAJ está mais leve e prático”, avalia.

A atualização do novo e-SAJ está sendo construída em parceria entre a Softplan, os Tribunais de Justiça que adotam o SAJ e os advogados que usam a plataforma. Para a OAB/MS, este processo de construção conjunta é extremamente positivo.

“Os advogados são usuários ativos do portal e-SAJ e demandam de forma intensa a plataforma. Por isso, ouvir a opinião destes profissionais é fundamental para que tenhamos tecnologias cada vez mais assertivas para a nossa Justiça”, ressalta o vice-presidente da OAB/MS, Gervásio Alves de Oliveira Júnior.

O novo portal e-SAJ já está disponível aos advogados do Acre, Alagoas, Amazonas e Santa Catarina.

Vídeo: Confira aqui alguns depoimentos sobre o novo portal e-SAJ

 

Confira as principais mudanças no novo portal e-SAJ

  • Novo visual. Logo de cara, os usuários percebem a mudança no visual do novo e-SAJ, que acompanha a evolução do sistema. As cores e layout em tons mais neutros e modernos deixam o portal limpo e agradável de usar. As fontes e as telas facilitam a leitura dos textos, destacando os principais itens e otimizando a rotina de trabalho.
  • Painel do Advogado. Principal ferramenta para os advogados, o painel foi pensado para facilitar e organizar o acesso às informações suportando fluxos de trabalho de forma eficiente. Agora, todas as pendências relativas aos processos estão agrupadas em um único lugar e organizadas de acordo com os prazos. Além disso, permite o acesso facilitado aos serviços de peticionamento eletrônico, consulta processual e aos autos do processo.
  • Acompanhamento da petição. Depois de protocolada, a situação de uma petição dentro do Tribunal é atualizada automaticamente no Painel do Advogado. É possível acompanhar se a petição está pendente de distribuição ou de juntada, por exemplo.
  • Novo Peticionamento Eletrônico. Com base na experiência do usuário, agora é possível visualizar e protocolar uma petição em uma única tela. Fica mais fácil verificar de forma precisa todas as informações. Além disso, conta com o recurso de salvamento automático da petição.
  • Pré-visualização das Peças. O recurso serve como orientação para o correto preenchimento das informações que compõem uma petição (competência, classe, assunto, partes, etc). Também é possível conferir cada documento anexado antes de protocolar a petição e reordenar as peças visualmente, arrastando os documentos.
  • Responsividade. O novo e-SAJ tem recursos de responsividade. Agora, o usuário pode acessar do computador, tablet e celular, fazendo o acompanhamento processual a qualquer momento.
  • Acessibilidade. O novo portal também permite aos usuários portadores de deficiência visual o acesso de forma facilitada por leitores de tela.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram