Novo e-SAJ facilita o trabalho de 47 mil advogados cadastrados no TJSC

Novo e-SAJ facilita o trabalho de 47 mil advogados cadastrados no TJSC

Dupla de advogados acessam o novo e-SAJ

As facilidades do novo e-SAJ já contribuem para o trabalho de 47,4 mil advogados que atuam no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Lançada em maio, a nova versão da ferramenta do SAJ tem foco em uma experiência intuitiva e funcional. Futuramente, chegará aos Tribunais de outros seis Estados no Brasil.

“Adorei o novo e-SAJ, o layout é muito mais prático, o Painel do Advogado é uma boa novidade. Foi um progresso muito grande em relação à versão anterior”, disse a advogada Marly Muller, sócia de um escritório em São José, na Grande Florianópolis.

A produção do novo e-SAJ levou em consideração estudos de usabilidade, User Experience (experiência do usuário), testes práticos e o feedback dos usuários, como a advogada Marly Muller. Isso possibilitou a criação de novas ferramentas, como o Painel do Advogado e a Pré-visualização de Peças (veja abaixo).

“Antes da advocacia, trabalhei como professor de informática por 13 anos, tenho familiaridade com tecnologia. Por isso achei que o novo e-SAJ ficou mais intuitivo. É o meu preferido dentre os sistemas que utilizo no trabalho”, avaliou o advogado Vilson dos Santos, de Canoinhas (SC).

Desenvolvimento em etapas

Os primeiros trabalhos para a criação do novo e-SAJ começaram em junho de 2017. Em contato com a OABSC por intermédio do TJSC, a Softplan realizou testes com advogados usuários da versão anterior do portal. Com isso, foram identificados os principais problemas e as oportunidades de melhorias.

Depois desta primeira etapa, o desenvolvimento começou em setembro de 2017 por uma equipe de especialistas, analistas, programadores, designers e testadores. A primeira versão ficou pronta final de novembro.

“Depois disso, tivemos tempo para aperfeiçoar ainda mais até apresentarmos o novo e-SAJ ao nosso cliente. No dia 19 de março, começamos a etapa de produção com os 14 primeiros advogados, que passaram a usar a nova versão. Aos poucos, habilitamos mais usuários até chegar aos 100% dos advogados”, explica o analista de negócios da Softplan Rodrigo Correa Martins.

Em maio, 100% dos advogados cadastrados no TJSC passaram a acessar o novo e-SAJ. Os próximos passos são disponibilizar as melhorias para promotorias, defensorias, procuradorias e público em geral, e implementá-las aos Tribunais de outros seis Estados: AM, AC, CE, AL, MS e SP.

Confira as principais funcionalidades do novo e-SAJ:

  • Novo visual. Logo de cara, os usuários percebem a mudança no visual do novo e-SAJ, que acompanha a evolução do sistema. As cores e layout em tons mais neutros e modernos deixam o portal limpo e agradável de usar. As fontes e as telas facilitam a leitura dos textos, destacando os principais itens e otimizando a rotina de trabalho.  
  • Painel do Advogado. Principal ferramenta para os advogados, o painel foi pensado para facilitar e organizar o acesso às informações suportando fluxos de trabalho de forma eficiente. Agora, todas as pendências relativas aos processos estão agrupadas em um único lugar e organizadas de acordo com os prazos. Além disso, permite o acesso facilitado aos serviços de peticionamento eletrônico, consulta processual e aos autos do processo. 
  • Acompanhamento da petição. Depois de protocolada, a situação de uma petição dentro do Tribunal é atualizada automaticamente no Painel do Advogado. É possível acompanhar se a petição está pendente de distribuição ou de juntada, por exemplo.  
  • Novo Peticionamento Eletrônico. Com base na experiência do usuário, agora é possível visualizar e protocolar uma petição em uma única tela. Fica mais fácil verificar de forma precisa todas as informações. Além disso, conta com o recurso de salvamento automático da petição.
  • Pré-visualização das Peças. O recurso serve como orientação para o correto preenchimento das informações que compõem uma petição (competência, classe, assunto, partes, etc). Também é possível conferir cada documento anexado antes de protocolar a petição e reordenar as peças visualmente, arrastando os documentos.
  • Responsividade. O novo e-SAJ tem recursos de responsividade. Agora, o usuário pode acessar do computador, tablet e celular, fazendo o acompanhamento processual a qualquer momento. 
  • Acessibilidade. O novo portal também permite aos usuários portadores de deficiência visual o acesso de forma facilitada por leitores de tela. 

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *