Nova Pasta Digital: Softplan lança melhorias na ferramenta de visualização de processos

20/02/2019 | 3 min. de leitura

Nova Pasta Digital SAJ Tribunais Softplan
Nova Pasta Digital foi pensada para facilitar o trabalho nos gabinetes

O ano de 2019 será de muitas novidades e melhorias para o Sistema de Automação da Justiça (SAJ). A primeira delas está pronta para ser lançada pela Softplan: a nova versão da Pasta Digital. O produto foi remodelado de acordo com pedidos dos próprios usuários e está mais moderna, intuitiva e ágil.

A Nova Pasta Digital é o produto do SAJ responsável por organizar e apresentar as informações e documentos dos processos. A nova versão apresenta uma nova interface, desenvolvida segundo critérios de User Experience (Experiência do Usuário). Além disso, vem com melhorias na arquitetura do software, a “parte que o usuário não vê”.

“A Nova Pasta Digital passa a funcionar como um módulo independente acoplado ao grande SAJ. Isso facilita a instalação de atualizações, correções e implantação de novas funcionalidades. Também possibilita um melhor monitoramento da performance do sistema e dos serviços acoplados”, explica o gerente de produto da Sofplan Álvaro Júnior, que coordenou o projeto.

Nova Pasta Digital tem foco na experiência do usuário

Todas as modificações da Nova Pasta Digital levaram em conta estudos e testes de usabilidade. A nova linguagem visual de layout, cores, tipografia e ícones foi desenvolvida pela Softplan para os produtos da nova geração do SAJ. Um dos exemplos, já presente em cinco Tribunais, é o portal e-SAJ de peticionamento.

A primeira mudança percebida é que a Nova Pasta Digital funciona em navegador web (por ora, apenas no Google Chrome). Isso garante uma das features mais pedidas: a abertura de processos relacionados e apensos em mais de uma aba ou janela. Isso permite a análise de múltiplos processos de forma simultânea. Também possibilita a inclusão de um guia de navegação para apresentar em poucos passos as novidades da Pasta Digital.

A tela de visualização da Nova Pasta Digital está mais simples. No cabeçalho, estão exibidas as principais informações dos processos: número, classe, assunto, situação, instância, valor da causa, tipo de sigilo, tarjas e informações das partes e representantes.

Faça o download do ebook e conheça os detalhes de todas as funcionalidades

Timeline do processo

Na barra de menu da lateral, estão dispostas todas as páginas. Funciona como uma “timeline” do processo contando melhor a sua história, com todos os documentos do processo organizados cronologicamente. Além disso, apenas as peças principais são exibidas neste primeiro nível. Estas peças são as usadas para formar convencimento, atuar no processo. Há também uma seção para as peças classificadas como sigilosas e outra para os documentos que estão aguardando liberação. Em poucos cliques, os usuários podem configurar filtros de visualização das peças por critérios como: polo ativo, polo passivo, decisões, tipo de documento.

A Nova Pasta Digital também vem com uma funcionalidade para “espiar” o conteúdo de uma peça sem precisar acessá-la. Este recurso facilita a rápida conferência de informações em outras peças e não descontextualiza o usuário de onde ele está trabalhando.

“A Nova Pasta Digital é totalmente intuitiva. Sozinhos, os usuários conseguirão conhecer e dominar as novas funcionalidades em poucos passos. Toda essa praticidade facilita a rotina de trabalho e gera um ganho de produtividade nos gabinetes”, disse o gerente de Operações da Softplan, Rafael Stabile.

Saiba mais sobre a Nova Pasta Digital

A implantação da Nova Pasta Digital ocorrerá de forma gradual nas varas e gabinetes de primeiro grau dos Tribunais que contam com a solução SAJ. Futuramente, será expandida para o segundo grau e demais instituições.

Saiba mais sobre todas as novas funcionalidades e acompanhe as atualizações no site da Nova Pasta Digital.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram