TJSP lança mão de mais recursos tecnológicos para a modernização da Justiça paulista

07/07/2015 | 2 min. de leitura

Modernização da Justiça: juiz adere ao Skype e ao e-mail para otimizar tempo
Buscando otimizar tempo, juiz adere ao Skype e ao e-mail para o atendimento de advogados

A Justiça digital é uma prática já enraizada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). No início do ano a instituição assumiu o desafio de estancar a entrada de processos em papel para novas ações até o final de 2015, por meio do projeto 100% Digital. Agora, a inovação do órgão é destaque novamente. O site Migalhas divulgou a iniciativa do juiz de Direito auxiliar Luis Mario Mori Domingues, da 4ª Vara Cível de Campinas, que decidiu aderir a ferramentas como Skype e e-mail para otimizar o tempo, contribuindo para a modernização da Justiça.

Domingues fixou na porta do gabinete um aviso informando que, para a comodidade dos advogados, além do atendimento pessoal, o local conta também com atendimento virtual, que pode ser realizado por Skype, Skype Messenger e e-mail. A inovação tem caráter experimental. O horário de atendimento ocorre das 15h às 16h, de segunda a sexta-feira, e deve ser feito um agendamento prévio.

O Skype já teve outros adeptos no Judiciário paulista anteriormente. No ano passado o juiz de Direito Fernando da Fonseca Gajadoni também recorreu à funcionalidade. Ele implantou o atendimento virtual a advogados em seu gabinete para facilitar a vida do público, segundo informou ao site Migalhas.

Videoconferência é outra aliada da modernização da Justiça

A adoção de tecnologias para encurtar espaços é algo cada vez mais recorrente na Justiça brasileira. A videoconferência foi a escolha da ministra do Superior Tribunal de Justiça, Nancy Andrighi, para modernizar a comunicação e evitar a oneração do custo do processo com o deslocamento do advogado para Brasília. Nancy faz uso da ferramenta desde 2013.

O juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, também foi destaque nos últimos dias por utilizar a audiência por videoconferência, por meio do Sistema de Automação da Justiça para Tribunais (SAJ Tribunais), para realizar quatro audiências agendadas em outra comarca.

           Com informações do site Migalhas
ícone de matéria original Confira a matéria original no site Migalhas

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram