Integração do Tribunal de Justiça e Secretaria de Segurança Pública garante o primeiro inquérito policial digital em São Paulo

Integração do Tribunal de Justiça e Secretaria de Segurança Pública garante o primeiro inquérito policial digital em São Paulo

Integração na justiça

Com a conclusão do Projeto 100% Digital, desde 30 de novembro o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) não recebe mais nenhuma nova ação em papel. No caso dos processos criminais, se a denúncia é recebida, o Judiciário precisa digitalizar o inquérito policial (IP). Mas esse procedimento está com os dias contados. O processo digital está revolucionando também a integração com a segurança pública.  Já é realidade o primeiro inquérito policial digital no TJSP.

Download Confira aqui a Revista do Projeto 100% Digital

ícone de vídeoAssista ao vídeo de encerramento do Projeto 100% Digital

Na penúltima sexta-feira de dezembro, dia 23,  foi recebido na Vara da Violência Doméstica e Familiar do Foro Regional do Butantã, em São Paulo, o primeiro inquérito policial digital. A inovação é consequência da parceria da Secretaria Estadual de Segurança Pública com o TJSP, que permitiu a comunicação e a integração entre o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), adotado pelo TJSP, e o sistema em uso pela polícia paulista.

Projeto 100% Digital: uma nova era no maior Judiciário do mundo

Todos os novos processos do Tribunal de Justiça de São Paulo agora são digitais. Na prática significa que a Corte, considerada a maior do mundo com 360 desembargadores, 2 mil magistrados de primeiro grau, mais de 50 mil servidores, 25 milhões de processos em andamento e 23 mil novas ações todos os dias, não recebe mais ações em papel.

No início de 2015, o Tribunal estabeleceu uma meta ambiciosa: tornar o Judiciário paulista 100% digital. O desafio de implantar o processo digital em todas as 331 comarcas do Estado foi concluído com um mês de antecedência no dia 30 de novembro. Esta nova realidade que garante uma prestação jurisdicional mais rápida, segura e acessível tem participação da catarinense Softplan.

Repercussão do inquérito policial digital

Os avanços das integrações criminais do SAJ do TJSP foram destaque na imprensa segmentada.  Veículos que noticiam informações sobre o meio jurídico como o Valor Econômico, Consultor Jurídico e blogs repercutiram a inovação.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *