Innovating Justice Forum: Softplan participa de evento na Holanda

07/02/2019 | 3 min. de leitura

Viviane Maldonado e Tiago Melo no The Innovating Justice Forum, em Haia
Viviane Maldonado e Tiago Melo falaram sobre a transformação digital do TJSP

A Softplan participou nesta semana em Haia, na Holanda, do Innovating Justice Forum 2019. O evento é organizado pelo HiiL, organização que busca aproximar a Justiça dos cidadãos por meio da inovação.

O The Hague Institute for Innovation of Law (HiiL— Instituto de Haia para Inovação do Direito) é uma empresa social dedicada à justiça user friendly. Ou seja, trabalha com a promoção de iniciativas que façam a Justiça no mundo mais focada nos cidadãos, de fácil acesso e transparente. É apoiada pelo Ministério de Relações Exteriores da Holanda. Seu objetivo é garantir que, até 2030, 150 milhões de pessoas possam prevenir ou resolver seus problemas na Justiça. Faz isso estimulando a Inovação em países como Nigéria e África do Sul por meio de eventos, estudos e aproximação com tomadores de decisão.

Uma das principais iniciativas do HiiL é o Innovating Justice Forum (Fórum de Inovação na Justiça). O evento tem apoio da ONU, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com foco no Objetivo 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes). A Softplan, além de apoiar o Pacto Global da ONU, trabalha em conformidade com o objetivo 16 ao promover a transformação na Justiça brasileira por meio da tecnologia, tornando-a mais ágil, transparente e acessível.

Case de sucesso: transformação digital no TJSP

O tema do Innovating Justice Forum deste ano é “Como escalar a Inovação na Justiça”. O executivo de Inovação da Softplan Tiago Melo apresentou os resultados da transformação digital no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

De 2010 a 2017, os processos na maior corte do Brasil deixaram o mundo analógico e tornaram-se 100% digitais. Neste período, houve melhora significativa em indicadores de produtividade. O Índice de Atendimento à Demanda passou de 79% para 105%, enquanto a produtividade dos magistrados aumento 42%. Isso sem contar a economia de gastos com papel, logística e armazenamento.

“O jeito de trabalhar dos magistrados mudou. Eles deixaram de fazer trabalhos rotineiros e repetitivos para desempenhar atividades intelectuais. Em termos práticos, significou aumento de produtividade e de qualidade do trabalho. O foco passou a ser no que realmente importa”, disse Melo.

Softplan foi presenteada pela equipe do Innovating Justice Forum com uma ilustração que representa a palestra apresentada
Softplan foi presenteada pela equipe do Innovating Justice Forum com uma ilustração que representa a palestra apresentada

Relato pessoal da transformação digital no TJSP no Innovating Justice Forum

A palestra da Softplan teve participação de Viviane Maldonado, juíza aposentada do TJSP e especialista em proteção de dados. Ela contou ao público do Innovating Justice Forum sua experiência no Tribunal, que atravessou as fases analógica e digital.

“Comecei em 1993. O trabalho consistia em ler as páginas dos processos, escrever as sentenças e repassar para uma assistente datilografar. Muitos processos levavam até cinco anos, não tínhamos pessoas suficientes para dar conta”, disse.

“Eu acompanhei essa história que o Tiago contou com meus próprios olhos. A grande diferença é que, quando eu deixei a magistratura, meus casos costumavam levar seis meses do começo ao fim.”

A Softplan mostrou a mudança cultural necessária para a implantação do processo digital nos Tribunais. Também demonstrou que a escalada da Inovação da Justiça não vem somente com a implantação de um sistema de gestão processual, mas acontece por meio da união entre os atores da transformação (magistrados e servidores públicos), da pressão por mudanças da sociedade, e da Inovação tecnológica oferecida por empresas como a Softplan.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram