Processo digital no TJAL: histórias mostram o que mudou para magistrados e servidores

Processo digital no TJAL: histórias mostram o que mudou para magistrados e servidores

Processo digital no TJAL Porto Real do Colégio

O Tribunal de Justiça do Alagoas lançou em seu site uma série de conteúdos especiais sobre a chegada do processo digital na Justiça do Estado. As reportagens em texto e vídeo foram produzidas pela Diretoria de Comunicação do Tribunal. Elas contam as histórias por trás do projeto Capacitação e Aprimoramento da Justiça de Alagoas (CAJA), uma parceria do TJAL com a Softplan.

A série #VirtualizaçãoTJAL mostra as vantagens do processo digital no TJAL. A principal é a agilidade nos trâmites, percebida pelos membros e servidores de diversas comarcas do Estado. Em Igreja Nova, por exemplo, o servidor Rosevaldo Lima Filho relembrou como era trabalhar antes da modernização.

“Era difícil porque a gente tinha que procurar processo, juntar documento, bater carimbo em papel, numerando tudo”, conta.

As mudanças trazidas pelo projeto CAJA também aparecem no orçamento das comarcas. Além da celeridade, há economia de papel, tinta para impressão e espaço físico. Este é o caso de Porto Calvo, que já tem 100% do acervo processual digitalizado.

“Eu não lembro da última vez que o tonner dessa impressora foi trocado, porque a gente praticamente não imprime mais nada”, disse o juiz da 1ª Vara de Porto Calvo, João Paulo Martins.

Processo digital no TJAL traz à tona velhas histórias

Entre as histórias contadas à equipe de comunicação do TJAL está a da Comarca de Porto Real do Colégio. Lá os processos antigos foram quase todos digitalizados entre 2014 e 2015. Apenas um documento permaneceu guardado de maneira física. Trata-se de um inventário de bens datado de 1885 que contém informações sobre escravos.

“Depois desse marco da digitalização do acervo a gente faz questão de guardar com muito carinho esse documento”, disse Alan de Castro, chefe de secretaria da Comarca.

Já na Comarca de Quebrangulo, cidade à beira do Rio Paraíba, os servidores lembram de uma enchente em 2010. Na época, antes do CAJA, 70% dos processos foram danificados pela água.

“A gente teve que levar esses processos para Maceió, para enxugar e digitalizar. Então, a gente aproveitou e já digitalizou todos o acervo da comarca”, contou o servidor Quéops de Barros Lima.

Modernização do TJAL

O projeto de Capacitação e Aprimoramento da Justiça de Alagoas (CAJA) começou em abril de 2014 no TJAL. A proposta foi modernizar todas as comarcas do interior do Estado. Em outubro do mesmo ano, todos os novos processos da Justiça alagoana já tramitavam pelo Sistema de Automação de Justiça (SAJ).

A segunda etapa da modernização do TJAL foi a digitalização do acervo. A meta da gestão do presidente Otávio Praxes é que até o final do ano todas as comarcas estejam modernizadas.

“Isso foi feito, de forma pioneira, na Comarca de Maribondo. E daí, partiu-se para todo o acervo do Judiciário alagoano. Hoje, eu posso dizer que nós temos mais de 80% do nosso acervo totalmente digitalizado”, disse o desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, coordenador-geral do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAL.

Confira todas as reportagens

Acesse o site do TJAL e veja o material completo sobre a consolidação do processo digital no TJAL.

Assista a reportagem em vídeo sobre o único processo físico guardado na Comarca de Porto Real do Colégio:

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

1 Comentário

  • fernanda aurora cavalcante calheiros
    Publicado 25/07/2018 em 12:04 | Link permanente

    A modernização das comarcas do interior do Estado de Alagoas foi um passo muito importante para a sociedade alagoana, pois há celeridade na justiça é um dos principais interesses da população.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *