Desenvolvido por: Linkedin Instagram

Expansão do novo e-SAJ começará pelo Tribunal de Justiça do Alagoas

27/08/2018 | 3 min. de leitura

Expansão do novo e-SAJ

Sucesso em Santa Catarina, a nova versão do portal e-SAJ vai chegar aos demais Tribunais parceiros da Softplan. O projeto de expansão da nova plataforma chegará primeiro ao Alagoas. As atividades já começaram em agosto e o primeiro ciclo de produção está marcado para 10 de setembro.

A proposta de expansão do novo e-SAJ é ir além da implantação do novo portal nos Tribunais. A Softplan fará ações nos Estados para que os advogados, principais usuários do portal, façam parte da mudança. O projeto foi nomeado de e-SAJ Experience. Entre as propostas, seminários online e workshops presenciais de apresentação das novidades no sistema.

“O novo portal e-SAJ foi concebido com base na experiência dos usuários, com recursos que facilitam o trabalho e otimizam a rotina dos advogados. Por isso queremos que eles também se sintam parte da mudança”, disse o analista de negócios da Softplan Rodrigo Martins.

Modelo de expansão do novo e-SAJ minimiza impactos aos usuários

A expansão do novo e-SAJ começará pelo Tribunal de Justiça do Alagoas. A implantação ocorrerá em ciclos de produção. Em cada ciclo, advogados selecionados terão acesso para usar o novo portal e reportar feedbacks. O objetivo é minimizar o impacto de uma mudança imediata e adaptar o sistema à realidade local.

“Estamos muito felizes com este momento de evolução do portal e-SAJ. Agradecemos ser os primeiros a receber a implantação. Sem dúvida ele trará muito mais agilidade e eficiência para os operadores do Direito”, disse o desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, coordenador do Comitê de Tecnologia do TJAL.

A implantação no novo e-SAJ em Santa Catarina no primeiro semestre teve um modelo semelhante. O resultado foi positivo: dos 47.451 usuários, 77,2% já migraram para o novo portal. E as respostas às pesquisas de satisfação têm se mostrado positivas.

Depois do início dos trabalhos no TJAL, o e-SAJ Experience chegará ao Tribunal de Justiça do Amazonas. Lá, o ciclo de produção deve começar no dia 17 de setembro. E enquanto isso, continuará o planejamento para a expansão nos outros Estados que contam com o SAJ Tribunais.

Confira as principais funcionalidades do novo e-SAJ:

  • Novo visual. Logo de cara, os usuários percebem a mudança no visual do novo e-SAJ, que acompanha a evolução do sistema. As cores e layout em tons mais neutros e modernos deixam o portal limpo e agradável de usar. As fontes e as telas facilitam a leitura dos textos, destacando os principais itens e otimizando a rotina de trabalho.  
  • Painel do Advogado. Principal ferramenta para os advogados, o painel foi pensado para facilitar e organizar o acesso às informações suportando fluxos de trabalho de forma eficiente. Agora, todas as pendências relativas aos processos estão agrupadas em um único lugar e organizadas de acordo com os prazos. Além disso, permite o acesso facilitado aos serviços de peticionamento eletrônico, consulta processual e aos autos do processo. 
  • Acompanhamento da petição. Depois de protocolada, a situação de uma petição dentro do Tribunal é atualizada automaticamente no Painel do Advogado. É possível acompanhar se a petição está pendente de distribuição ou de juntada, por exemplo.  
  • Novo Peticionamento Eletrônico. Com base na experiência do usuário, agora é possível visualizar e protocolar uma petição em uma única tela. Fica mais fácil verificar de forma precisa todas as informações. Além disso, conta com o recurso de salvamento automático da petição.
  • Pré-visualização das Peças. O recurso serve como orientação para o correto preenchimento das informações que compõem uma petição (competência, classe, assunto, partes, etc). Também é possível conferir cada documento anexado antes de protocolar a petição e reordenar as peças visualmente, arrastando os documentos.
  • Responsividade. O novo e-SAJ tem recursos de responsividade. Agora, o usuário pode acessar do computador, tablet e celular, fazendo o acompanhamento processual a qualquer momento. 
  • Acessibilidade. O novo portal também permite aos usuários portadores de deficiência visual o acesso de forma facilitada por leitores de tela. 

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram