Innovation Day Tribunais: saiba como foi o maior evento de inovação da Justiça brasileira

Innovation Day Tribunais: saiba como foi o maior evento de inovação da Justiça brasileira

evento de inovação da Justiça

Num cenário de constantes mudanças e desafios, o maior evento de inovação da Justiça discutiu temas como Computação Cognitiva, Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

Inédito na área, o Innovation Day Tribunais contou com a participação de mais de 15 Cortes Estaduais, Federais, do Trabalho e Eleitoral. Cerca de 200 pessoas acompanharam durante os dias 24 e 25 as inovações e tendências.

Realizado em Florianópolis (SC), considerada o Vale do Silício brasileiro, o evento reuniu personalidades e referências na Justiça.

Outro grande destaque foi o Expo Innovation, área onde os participantes tiveram acesso às novas soluções para o judiciário, apresentadas com demonstrações em tempo real.

Palestras no evento de inovação da Justiça

A palestrante Luciana Ramos, da Fundação Getúlio Vargas, trouxe ao Innovation Day Tribunais a temática Índice de Confiança na Justiça. Luciana tratou da relação entre a sociedade e a legitimidade das instituições judiciais.

Em seguida, o vice-presidente de Pesquisa do Gartner subiu ao palco do Innovation para falar quais as tendências para a próxima onda da transformação digital.

Ainda pela manhã, Hevertom Fischer da IBM apresentou a Era Cognitiva, na qual, segundo Fischer, a máquina tem o funcionamento que se assemelha ao de nosso cérebro, que recebe informações e as processa para adquirir aprendizados.

O analista de Negócio da Softplan, Alexandre Golin, vem na onda da Era Cognitiva para apresentar o Assistente Digital, solução que é capaz de auxiliar os magistrados com o uso da Computação Cognitiva no dia a dia do Judiciário.

Innovation Day Tribunais - Confira a Galeria de Fotos

Tecnologias que utilizam Analytics foram abordadas na parte da tarde. Alessandro Jannuzzi da Microsoft apresentou a plataforma holística de Analytics. Já Tiago Melo, data science Champion da Softplan, mostrou como acelerar a adoção de Ciência de Dados, Big Data e Análises Preditivas na Justiça com a nova solução SAJ Insights.

A última palestra ficou por conta de André Tamura, do Wegov, empresa especializada em promover a inovação em instituições públicas. Tamura fala sobre a transformação do serviço público por meio da tecnologia. “A transformação digital implica, incondicionalmente, a transformação humana”, diz.

Os analistas judiciários do TRE SC, Carlos Eduardo Paiva Rohden e Evelise Alves Niero, consideraram o evento excelente.

Para Rohden, a realidade do processo digital está se iniciando no Tribunal Eleitoral. “Lá usamos o PJe e ainda não tínhamos tido contato com tantas inovações”, afirma.

Com tema “O próximo salto da transformação digital na Justiça: estratégias e desafios”, o painel encerrou as atividades do evento na qual os painelistas convidados discutiram sobre a relevância da tecnologia e as mudanças que já ocorrem na Justiça brasileira.

Participaram do painel os desembargadores Jorge Schaeffer Martins (TJSC); Ricardo Torres Hermann (TJRS); magistrado Antonio Carlos Alves Braga Junior (TJSP), Luis Mangi (Gartner), Ademir Piccoli (consultor especialista em tecnologia e governo digital) e Tiago Melo (Softplan), além do mediador Marcos Florão.

O secretário de TI do TJRR, Tiago Mendonça Lobo diz que “eventos como este reúnem palestras muito interessantes que promovem uma atualização no nosso dia a dia. Essas capacitações nos ajudam a esclarecer para a alta gestão dos Tribunais, necessidades, investimentos e os desafios da área de TI”.

Novas soluções

Entre as soluções apresentadas, o destaque segue para a Leia. A assistente virtual é um robô inteligente que utiliza Computação Cognitiva para aprender sobre o dia a dia dos operadores do Direito.

A Leia, abreviação de Legal Intelligent Advisor, possui conhecimentos específicos da área jurídica, o que a torna capaz de responder dúvidas e ajudar a resolver problemas específicos deste cenário por meio de comando de voz.

Segundo o chief Data Scientist da Softplan, Richerland Medeiros, a Leia trabalha com uma interface de processamento de linguagem natural que visa simular uma interação semelhante a de duas pessoas.

Melhorias no SAJ Tribunais

O evento também trouxe novidades para as instituições que usam o Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Em dia de evento fechado para Tribunais SAJ, o diretor de Operações da Softplan Luis Fernando Fausto apresentou as mudanças que estão por vir.

Melhorias na usabilidade e na  evolução do sistema foram abordados. Conforme Fausto “a Softplan está cuidando do presente sem esquecer o futuro”.

O magistrado Tom Brandão, juiz assessor do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi um dos participantes do evento. Ele destacou:

“O estreitamento feito para mostrar como vai evoluir o SAJ é de extrema importância, já que a equipe conhece mais a empresa e consegue interagir de forma mais ampla com a Softplan”, conclui.

SAJ na Mídia

As tecnologias e tendências apresentadas no maior evento de inovação foram destaque em portais de grande relevância como Correio Braziliense, Conjur, Estadão, Acate, Convergência Digital e no programa de TV da Record, o Balanço Geral. Além disso, os sites Judiciário do Futuro, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e o Conselho Nacional de Justiça destacaram o pioneirismo do evento.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *