Juíza da Bahia reduz acervo de processos com utilização de manual do SAJ Tribunais

27/07/2015 | 2 min. de leitura

Encontro no qual a juíza Verônica Ramiro compartilho a tática da vara dela para reduzir o acervo de processos da unidade
Em encontro da AMAB, juíza Verônica Ramiro compartilha tática que utilizou para reduzir acervo de processos na vara em que é titular

Uma redução drástica no acervo de processos da 11ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, do Tribunal de Justiça da Bahia, foi destaque no site da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). Segundo informa a matéria, o número de processos foi reduzido de nove mil para 2.100. O resultado foi possível porque a juíza Verônica Ramiro, titular da vara, e os servidores da unidade, buscando otimizar o trabalho, empenharam-se em explorar as diferentes ferramentas do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e prepararam um Manual de Procedimentos do SAJ, adotado pela vara.

Matéria-originalConfira a matéria original no site da AMAB

O guia traz um passo a passo de uma série de procedimentos comuns em todas as varas, como a expedição de documentos em lote, o cadastro de partes, o apensamento/desapensamento, a publicação no diário de justiça eletrônico, a geração da senha do processo, o registro de sentença, a intimação via portal, a remessa de autos em grau de recurso, entre outros.

Conforme a juíza, as medidas colaboram com a conquista de resultados positivos para a vara. A experiência mostrou que a racionalização de tarefas dos servidores aumenta consideravelmente com a movimentação processual todos os meses e, como consequência, torna a prestação jurisdicional mais rápida e efetiva.

O resultado foi compartilhado com juízes e servidores em um encontro promovido pela Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). A magistrada, junto à equipe de servidores, apresentou os procedimentos adotados pela vara a juízes, assessores e servidores que estavam presentes no evento. Com o compartilhamento de informações, a juíza espera contribuir para a disseminação de boas práticas, capazes de trazer reflexos positivos para os cidadãos.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram