Projeto Sinergia: TJSC e Softplan estreitam parceria para otimizar uso do sistema de gestão judicial

Projeto Sinergia: TJSC e Softplan estreitam parceria para otimizar uso do sistema de gestão judicial

projeto sinergia tjsc

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Softplan estão desenvolvendo o projeto Sinergia. A parceria prevê diversas ações para potencializar o uso do sistema de gestão judicial adotado pela Corte catarinense, o SAJ.

A aproximação maior entre as equipes do TJSC e da Softplan já tem resultado em inovações e sugestões para disseminar as melhores práticas do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Juntos, os profissionais das duas instituições atuam para identificar oportunidades de melhorias que visam aumentar a produtividade.

“Diversas práticas podem ser adotadas pelos usuários do TJSC para potencializar o uso do SAJ e aumentar a produtividade. Por ora, estamos fazendo um diagnóstico das principais necessidades e evidenciando boas práticas e impedimentos. O objetivo é que todos usem plenamente o sistema”, conta Luis Fernando Fausto, diretor de Operações da Softplan.

Neste momento, os itens abaixo recebem atenção especial no Sinergia:

  • práticas de uso do SAJ;
  •  rotinas dos usuários quando trabalham com a solução;
  • ganho de performance;
  • configurações de fluxos e usabilidade do sistema de gestão judicial.

Para a juíza auxiliar da presidência Carolina Ranzolin Nerbass Fretta, o foco está em garantir a satisfação dos usuários. “Acolhemos a proposta da Softplan em buscar o aperfeiçoamento do sistema, através deste esforço concentrado, principalmente porque a percepção atual dos usuários está distante do ideal”.

Sistema de gestão judicial: escopo do projeto Sinergia

O projeto Sinergia possui um plano de 60 dias a ser aplicado em um conjunto de unidades-piloto: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª Varas Cíveis e a DTR da Capital, Florianópolis.

Neste momento, o foco são otimizações na configuração, usabilidade, suporte, capacitação e acompanhamento da operação em curto e médio prazo.

Acompanhamento da Operação e Análise de incidentes
Especialistas da Softplan e do TJSC acompanharão os usuários para fazer um diagnóstico e encaminhar soluções com mais celeridade.

Configuração
Será feito um mapeamento nos modelos de trabalho atual, especialmente em fluxos, parâmetros e outras configurações para identificar ganhos de produtividade e conferir mais celeridade ao trabalho dos servidores.

Capacitação
Servidores das unidades-piloto receberão capacitações para disseminar as boas práticas de uso. Pílulas de conhecimento serão disseminadas por meio de EAD (educação a distância) em um ambiente de aprendizagem.

Suporte
Será disponibilizado um suporte de primeiro nível aos usuários internos do SAJ para realização de assistências, diagnósticos e proposição de solução de incidentes e esclarecimento de dúvidas para mais agilidade e assertividade nos atendimentos.

Os serviços serão realizados com atendimento N1 presencial nas unidades-piloto; apoio técnico especializado na DTI do Tribunal; atendimento N1 remoto para primeiro grau e  linha direta para magistrados do primeiro Grau.

Usabilidade
O uso do SAJ estará focado na experiência do usuário. Menos cliques e mais conforto visual serão consequências percebidas. Além disso, o compartilhamento das boas práticas tira de cena os procedimentos repetitivos e desnecessários.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *