Como o SAJ Procuradorias promove aumento de arrecadação municipal é tema do II Fórum de Cidades Digitais dos Campos Gerais em Ponta Grossa

Como o SAJ Procuradorias promove aumento de arrecadação municipal é tema do II Fórum de Cidades Digitais dos Campos Gerais em Ponta Grossa

SAJ Procuradorias promove aumento de arrecadação

Sem pesar no bolso do contribuinte com o aumento de impostos, diversos municípios estão encontrando na tecnologia formas de conseguir recursos extras em tempos de recessão econômica. É o caso das prefeituras que adotaram o SAJ Procuradorias, solução que acelera os trâmites dos processos judiciais relativos à cobrança das dívidas ativas dos contribuintes e promove o aumento da arrecadação municipal.

A ferramenta é uma das iniciativas abordadas no II Fórum de Cidades Digitais dos Campos Gerais, que será realizado dia 7 de julho, em Ponta Grossa, pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Associação de Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Prefeitura de Ponta Grossa. O objetivo do evento é reunir gestores públicos, dentre prefeitos, vereadores e administradores para facilitar o planejamento e investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação voltadas ao desenvolvimento socioeconômico das localidades.

ordem cronológica de julgamento no novo CPCLeia mais
Como a tecnologia promove benefícios aos municípios e à população
SAJ na Mídia: Rádios EBC destacam SAJ Procuradorias

SAJ Procuradorias promove aumento de arrecadação

O SAJ Procuradorias é desenvolvido pela empresa catarinense Softplan. O executivo Alexandre Vedovelli explica que o a solução especializada para procuradorias automatiza as rotinas administrativas e simplifica atividades burocráticas, o que fortalece a transparência das ações de procuradores e servidores. Por conta da tramitação totalmente eletrônica, o sistema faz com que o município deixe de pagar maus pagadores. “A maioria dos municípios não sabe quanto tem para receber. Acaba ficando uma dívida que ninguém cobra. Normalmente, sem o sistema, as cidades conseguem receber de 3 a 5%. Já com a integração eletrônica com o Tribunal de Justiça, essa porcentagem passa dos 30% e representa um valor significativo para os municípios que estão enfrentando esse período de recessão”, observa.

Com o SAJ Procuradorias, Florianópolis (SC), por exemplo, aumentou a arrecadação em 300% e reduziu o tempo de ajuizamento dos processos em 97%. Com a tramitação web, o prazo caiu de 276 dias (nos processos físicos) para 58 horas (nos processos eletrônicos). O resultado: R$6 milhões a mais em arrecadação oriundas das dívidas ativas municipais relativas à IPTU, IPTI, ISS, multas e outras taxas municipais.

As inscrições para o II Fórum de Cidades Digitais dos Campos Gerais são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo site do evento. O fórum ocorre no Cine Teatro Ópera.

SAJ na mídia

A participação do SAJ Procuradorias no evento é destaque na Rede Cidade Digital e no Jornal da Manhã.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *