UX no SAJ: por que investir na experiência do usuário do SAJ Procuradorias?

UX no SAJ: por que investir na experiência do usuário do SAJ Procuradorias?

experiência do usuário do SAJ Procuradorias

Quando servidores e procuradores usam um sistema digital para trabalhar, inconscientemente buscam referências de outras interfaces com as quais já estão acostumados a lidar. Cores, formatos, linguagem e posicionamento dos botões, por exemplo, são alguns dos aspectos responsáveis por gerar uma boa – ou má – experiência de uso.

Transformar a experiência dos usuário do SAJ Procuradorias é o objetivo do Projeto PJx. Desenvolvida pela Softplan, a iniciativa vai melhorar a satisfação dos usuários do sistema, também chamado de PGM.Net em algumas procuradorias.

A vivência positiva dos usuários envolve não só itens relacionados ao layout, apontam estudos e pesquisas de mercado. Como o nome sugere, o termo Experiência do Usuário (UX) contempla os sentimentos de quem interage com o sistema.

“Estas impressões podem ser tanto emocionais, por exemplo, a percepção de estética; quanto práticas, como agilidade e eficácia da solução”, explica Rodrigo Santos, diretor de Negócios e Serviços da Softplan, empresa que desenvolve o SAJ Procuradorias.

UX no SAJ Procuradorias

Diversas ações estão sendo tomadas para melhorar a experiência do usuário do SAJ Procuradorias.

Além da usabilidade, as principais frentes para melhorar a experiência do usuário do SAJ Procuradorias são:

  • performance;
  • atendimento mais rápido às salts (chamados abertos);
  • melhorias nas operações em lote;
  • inclusão de facilidades no sistema, como o propositor automático de documentos e os testes automatizados e
  • capacitação contínua para procuradorias e servidores.

O foco na usabilidade proporciona uma interface mais otimizada e intuitiva, o que possibilita aos usuários realizar tarefas com mais facilidade. Isso se reflete na finalização de atividades mais rapidamente, o que confere aumento de produtividade às procuradorias.

Para melhorar a performance, sensores serão instalados no sistema a fim de monitorar as principais operações de uso. O fluxo de atendimento já está sendo revisto, para mapeamento mais assertivo de severidades e níveis mínimos do serviço de sustentação.

Acompanhe as próximas ações do PJx aqui no SAJ Digital. Cadastre-se na newsletter e fique por dentro das inovações.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *