Adoção de tecnologia no município de São José visa aumento de arrecadação da dívida ativa

Adoção de tecnologia no município de São José visa aumento de arrecadação da dívida ativa

aumento de arrecadação

Soluções de gestão que utilizam tecnologias inovadoras para promover o aumento de arrecadação da dívida ativa já fazem parte da realidade no município de São José, na Grande Florianópolis.

A Softplan, empresa que desenvolve soluções para a agilidade e eficiência da gestão pública, e a prefeitura de São José firmaram parceria de inovação para automatizar a gestão de cadastros da dívida ativa.

Em fase piloto, a solução chamada de ‘SAJ Cobrança Digital’, promove a higienização de dados.

Aumento de arrecadação com o uso de tecnologias inovadoras

A solução SAJ Cobrança Digital cruza dados cadastrais da prefeitura com informações disponíveis na internet e, com esses dados, dispara alertas de comunicação e cobrança ao devedor. Cerca de 2 mil registros dos devedores devem ser atualizados. A utilização da solução possibilita que a prefeitura identifique a localização do contribuinte, o que permite uma comunicação eficaz entre o cidadão a prefeitura.

Para o procurador-geral do Município de São José, Rodrigo João Machado, a utilização do sistema permite o uso da Tecnologia da Informação a favor da cidade e em benefício do contribuinte.

“A solução será aplicada para as cobranças administrativas. O uso da tecnologia vai dar oportunidade para que o contribuinte negocie sua dívida. Ele será identificado e poderá resolver tudo de maneira direta e bem mais simplificada”, afirma o Rodrigo.

Parceria entre Softplan e São José

O termo da parceria de inovação foi firmado pela prefeita de São José Adeliana Dal Pont. A reunião contou também com a presença do diretor-executivo da Softplan, Ilson Stabile, do advogado Paulo Roberto Toniazzo e do presidente da Câmara de Vereadores, Orvino Coelho de Ávila, incentivadores do uso de tecnologias inovadoras no setor público.

Confira fotos do encontro realizado em São José:

Conforme Paulo Roberto Toniazzo, São José é uma cidade que já tem características de implantar ações inovadoras na gestão pública, o que favoreceu o interesse para a prova de conceito desse novo produto.

“A utilização da solução é sem custo aos cofres públicos, além disso, agiliza a cobrança dos créditos da dívida ativa”, afirma Toniazzo.

Durante a assinatura do Termo, o presidente da Câmara de Vereadores destacou a importância das ações inovadoras na gestão pública.

“A modernização dos sistemas é uma necessidade. Se pudermos utilizar ferramentas que otimizem a execução desses créditos com precisão e eficiência, favorecendo o trabalho do servidor e o tempo do contribuinte, estaremos no caminho. A solução apresentada pela Softplan é muito interessante, além de inovadora”, diz Orvino de Ávila.

*Com fotos e informações da Câmara Municipal de São José.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *