Objetividade: Pesquisa de Satisfação é reformulada

08/04/2015 | 2 min. de leitura

Na busca pelo aprimoramento constante, a Softplan está reformulando a Pesquisa de Satisfação dos Clientes (PSC) deste ano. O novo formulário de perguntas deve ser finalizado em maio e está previsto para ser aplicado entre junho e julho. Com um foco ainda maior na aplicação prática dos resultados da pesquisa, ela primará pela objetividade.

Um grupo de diferentes profissionais está envolvido nos trabalhos de reformulação da pesquisa, que já existe há 15 anos. A quantidade de perguntas varia conforme o perfil de usuário, mas em geral o número de questões irá diminuir. Após a aplicação, será dado um feedback aos participantes, principalmente com relação às reclamações. As sugestões e elogios serão cadastrados e utilizados para a evolução do sistema e a melhoria dos serviços.

O diretor de TI do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), Alexandre Camy, considera importante essa iniciativa de dar um retorno aos clientes após a pesquisa. “O feedback é importante para saber o que a empresa está fazendo com relação às reclamações”, afirma.

Os clientes terão acesso à pesquisa por e-mail ou através de uma pop-up no sistema, que direcionará o usuário para um servidor de aplicação chamado Surveygizmo, no qual as questões poderão ser respondidas. No ano passado 5.363 pessoas participaram.

Com as alterações, a empresa pretende que a voz do cliente determine parte das melhorias colocadas em prática no ciclo de planejamento, o que leva a mudanças e evoluções implantadas nos produtos e serviços.

“Precisamos pegar os indicadores coletados na PSC de satisfação e usá-los para a implementação de melhorias, aliadas ao plano estratégico da empresa”, garante o analista de Relacionamento Thiago Nunes Angulski. Ele está envolvido com essas questões desde 2013 e reforça que a visão de futuro da Softplan é ser a primeira opção entre os operadores de direito.

Para a executiva de Relacionamento Cilena Guntzel da Silveira, que está comprometida com a Pesquisa de Satisfação desde o ano passado, é importante essa consulta aosusuários. “Serve para que a gente mantenha o produto constantemente evoluído, de acordo com a necessidade do cliente”, observa.

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