Os impactos da Metodologia Ágil e do Agile Coach no desenvolvimento de soluções para o Judiciário

17/04/2017 | 2 min. de leitura

Uma estrutura capaz de trazer mais produtividade e resultados no desenvolvimento de softwares. A Metodologia Ágil na Softplan proporciona essas melhorias para as equipes de TI.

É com essa efetividade que frameworks como Scrum, e ferramentas como OKR e Kanban têm impulsionado as equipes de desenvolvedores do Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

As metodologias se mostraram revolucionárias desde sua criação. A gestão e o planejamento afetam diretamente no desempenho das equipes que as utilizam, possibilitando entregas mais eficazes aos clientes. A Unidade de Justiça (UNJ) se estruturou em Times, que recebem o acompanhamento e participam de workshops para evolução e melhoria no uso das ferramentas.

Os princípios e as práticas dos processos de desenvolvimento de software foram documentados por um grupo de profissionais da área de software que, em 2001, se reuniu nos Estados Unidos, para discutir melhorias das diferentes práticas adotadas para o desenvolvimento ágil. Foi, então, que surgiu o Manifesto Ágil.

Os valores do Manifesto Ágil consistem em:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

A importância de um Agile Coach

O Agile Coach é formado da junção de conhecimento da Metodologia Ágil e do Coaching. Mas, você sabe o que este profissional faz?

Sua função consiste em apoiar sua equipe para identificar e realizar suas metas. Para isso, o Coach desenvolve e utiliza os recursos e competências de cada membro da equipe.

Dentro da implementação das metodologias ágeis, o Agile Coach está sempre propondo pequenas mudanças/experimentos, ouvindo a equipe e orientando-as nos momentos certos.

Atividades como ensinar e aprender o funcionamento do time, manter a cultura e clima do time equilibrado, facilitar dinâmicas, propor levantamentos de causas raízes dos problemas, propor ideias para melhorar o trabalho das pessoas, fazem parte do dia a dia do Agile Coach.

Agile Coach no SAJ

Os desenvolvedores do SAJ utilizam metodologias ágeis para criar um produto da forma mais ágil e com a melhor qualidade possível, que deixe o cliente satisfeito em todos os sentidos.

A Agile Coach, Ana Paula Gomes Soares, está realizando um processo de imersão, como Scrum Master na equipe de desenvolvedores do SAJ PG, SG e MP, afirma que entender melhor as dores e dificuldades do time trouxe resolução para diversos problemas, um maior engajamento com as equipes externas.

“Até o momento tivemos muitos ganhos, como a maior organização das demandas com o ajuste do quadro físico (kanban), trabalhando a nível de histórias. Fizemos, também, um mapeamento de riscos detalhados com foco nos problemas e tivemos muita troca de conhecimento e feedbacks nas retrospectivas para melhoria contínua, além do aumento no fator de foco. Hoje o time cumpre suas metas, e sabe aonde quer chegar”, afirma Ana.

Além dessas melhorias, o time apresenta um maior comprometimento, provendo visibilidade, com o acompanhamento diário das demandas com o gráfico de Burndown.

Como evoluir no Agile?

Além de e-books, cursos e sites, é necessário que nunca se esqueça dos valores e princípios do Manifesto Ágil. Para Ana Paula, a atividade vai além do desenvolvimento de software.

“Estamos falando de como as organizações desempenham as suas atividades. É uma cultura. Quando olhamos os fundamentos do Agile, a introdução de algumas práticas já podem fazer uma enorme diferença em um time que não está indo muito bem”, finaliza.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram