Lean Space: como surgiu o maior evento gratuito de Lean e Agile do Brasil

22/11/2018 | 5 min. de leitura

Lean Space Conference, maior evento gratuito de Lean e Agile do Brasil
Lean Space Conference, maior evento gratuito de Lean e Agile do Brasil

O Lean Space nasceu da necessidade de constituir um ecossistema colaborativo de aprendizagem, formado por pessoas que se envolvem, interagem e compartilham conhecimentos e práticas relacionadas ao mundo Lean e Agile.

Esta grande ideia nasceu a partir de uma reunião em janeiro de 2018. Com iniciativa e engajamento dos agile coaches do Grupo de Transformação Lean Agile (GTA) da Softplan, o Lean Space saiu do papel e se tornou realidade ao longo do ano. A fim de proporcionar experiências intensas e interativas para todos os participantes, o evento foi idealizado em dois formatos:

  • Meetup: Voltado para um público de 80 pessoas, com duração média de 3h. Ocorre a cada dois meses. Em cada encontro, um assunto específico é abordado por palestrantes internos e externos.
  • Conference: Evento anual, com duração média de 8h, para um público de aproximadamente 300 pessoas. Palestrantes nacionais e internacionais discutem diversos temas.

O Lean Space é um espaço criado para que, de uma forma descontraída, possamos buscar soluções para empresas que estão ou gostariam de trilhar a transformação digital. O foco é o networking e a atuação colaborativa num ecossistema ganha-ganha. O público alvo são os Softplayers e a comunidade Lean e Agile.

Saiba mais como foram os Lean Space Meetups

Da nossa grande rede de contatos, selecionamos especialistas e profissionais experientes para trocarem experiências e compartilharem conhecimentos no Lean Space. Já foram realizados quatro meetups. O primeiro foi em 22 março, com foco em práticas Lean e Agile. Participaram profissionais renomados do mercado.

  • Allex Espíndola, Scrum Master KMP, SAFe Practitioner e SAFe Agilist da Fundação Centro de Inovação e Tecnologia de Biguaçu, compartilhou sua experiencia com o tema “Os benefícios e os desafios da agilidade para times remotos”.
  • Cleiton Mafra, Enterprise Agile Coach na Resultados Digitais, falou sobre “Como evoluir do Scrum para o Kanban com métricas”.
  • Erasto Menezes, Chief Agile Coach da Softplan, participou com o tema “Explorando as oportunidades da melhoria continua — case Kaizen na Toyota Financial Services”.

O segundo Lean Space Meetup foi em 24 de maio, e teve como foco o Produto. Contamos com dois palestrantes de mercado:

  • Raphael Farinazzo, Gerente de produto na Resultado Digitais, compartilhou sua experiência com o tema “Dicas e técnica para entrevistar clientes”.
  • Vandré Ramos, Gerente de Desenvolvimento no HostGator com o “Ciclo de vida de aplicações, onde fica o PO e o PM”.

O terceiro Lean Space Meetup foi realizado em 17 agosto e teve como foco User Experience (UX). contamos com a participação de cinco palestrantes:

  • Saulo Sobanski, co-fundador da Content Hackers com o tema “Por que pensar, agir e usar um produto com o seu pior cliente”.
  • Sérgio Schuler, Product Manager na Resultados Digitais com “Jobs to be done”.
  • Alexandre Filho, UX Designer na Senior Sistemas com “Será que sua empresa precisa mesmo de UX Design?”.
  • Vinícius Rosa, UI na Softplan, e Fernando de Oliveira, UX na Softplan, ambos do SAJ ADV com “Envolvimento do cliente: Da concepção a entrega da Funcionalidade”.

O quarto Lean Space Meetup foi realizado em 25 de outubro e teve como foco DevOps. Contamos com cinco palestrantes da Softplan:

  • Geoge Tavares, arquiteto de software da UNJ com o tema “Usando readiness e liveness”
  • Christopher Giese (kblo), Cloud, DevOps and Security Especialist, com Rafael Brandino, arquiteto de software, com “Kafka em produção”
  • Paulo Pacheco, arquiteto de software, e Henrique Ramos com “DevOps com o que temos”.

Para finalizar o ano: Lean Space Conference

Para terminar 2018 em grande estilo, no dia 30 de novembro teremos o tão aguardado Lean Space Conference. Será o maior evento gratuito sobre Lean & Agile do Brasil. Contaremos com a participação de palestrantes renomados do Brasil e do mundo. As inscrições já estão encerradas, mas você poderá conferir a cobertura completa do evento aqui no SAJ Digital e nas redes sociais da Softplan: Facebook, Instagram e LinkedIn

Confira a lista completa dos convidados:

O keynote do evento será o Dr. Rupy Sawhney, Ph.D em Ciências da Engenharia e Mecânica pela Universidade do Tennessee, Knoxville. Atualmente, é professor de Engenharia Industrial e de Sistemas na Universidade do Tennessee. Sua pesquisa atual se concentra em ideias inovadoras para melhorar a excelência operacional em sistemas complexos. Sawhney já trabalhou com mais de 200 empresas e recebeu diversos prêmios (Boeing Welliver Fellow, Prêmio Faculdade Alcoa, Prêmio IIE de Ensino Lean, Prêmio Reuben Harris e Prêmio de Excelência em Ensino da Accenture). Ele irá compartilhar sua visão inspiradora, insights, ideias fora da caixa e os pontos de vista sobre Lean com o tema “People Driven Lean Systems: A Model for Sustanability”.

Luiz Cláudio Parzianello: Sócio-fundador e CEO da empresa de consultoria e capacitação profissional Surya Gestão para um Mundo Digital com o tema “Lean Business Analysis: Muito Além de uma Análise Enxuta”.

Samuel Crescêncio: Engenheiro de software, autor, instrutor, empreendedor e executivo experiente. É também fundador e CEO da OnCast, empresa que ajudou a estabelecer um novo padrão de desenvolvimento de software enxuto e ágil, influenciando a cultura de uma grande comunidade de empresas. O tema será: “Lidando com a mudança — tendências tecnológicas e o seu impacto nos modelos existentes”.

Jorge Audy: Agile Coach pela DBServer, professor na FACIN/PUCRS nas disciplinas de Tópicos Especiais em Eng de SW e Gerenciamento de Projetos. Mestre na linha de pesquisa de Gestão da Informação pela FACE/PUCRS, ativo organizador, participante e palestrante na comunidade ágil brasileira. O tema será: “Carreira em tempos de mudança! Iterativa, incremental e articulada”.

Luiz Rodrigues (Lula): Desenvolve sistemas desde 2008. É um facilitador hábil, com uma mente aguçada que consegue atuar de uma forma leve e serena. Coordenou projetos de software para o mercado financeiro durante quatro anos, com o desafio de tornar mais ágil um setor historicamente tradicional. Apaixonado pela comunidade ágil, é atuante em discussões abertas, palestrante e voluntário em grandes eventos. Segue valores e princípios que norteiam não só as decisões no seu trabalho, mas também em todas as camadas da sua vida, com o tema “Como introduzir o Lean Kanban por uma abordagem sistêmica”.

Erasto Menezes: Chief Agile Coach da Softplan, com 20 anos de experiência profissional, sendo os últimos sete anos em gerenciamento de projetos, coaching ágil, gerenciamento de mudanças, analista de sistemas, teste de software e garantia de qualidade. Tem cinco anos de experiência em gerenciamento de grandes contas e coordenação de pessoal e mais cinco anos na área comercial e de atendimento ao cliente. Certificado em processos Kaizen/Lean com uma longa experiência em melhoria contínua e transição/transformação ágil a partir de métodos tradicionais de desenvolvimento. Apresentará o tema “Lean na veia, uma história real”.

Para mais informações, acompanhe o Instagram: @_leanspace.

Leia mais artigos do Grupo de Gestão Ágil da Softplan:

Gestão Ágil: Entenda as necessidades humanas para aumentar a motivação das equipes

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram