Desenvolvido por: Linkedin Instagram

iProtesto: Softplan lança plataforma digital e segura de apresentação de protesto de sentença judicial

18/05/2018 | 2 min. de leitura

O Novo Código de Processo Civil, que está em vigor há dois anos, garantiu a efetividade do protesto de sentença judicial como instrumento de cobrança de dívidas. A possibilidade de levar uma decisão transitada em julgado para protesto, revoluciona as cobranças e proporciona segurança jurídica, além de mais rapidez ao procedimento.

Mas ainda há algumas dificuldades na relação entre devedor e credor, já que o protesto necessita ser feito no domicílio do devedor e só em São Paulo, por exemplo, 20% dos processos estão alocados em outra cidade.

“Com a publicação do novo CPC, a certidão de sentença, foi positivada como título executivo. Hoje os advogados têm que se dirigir pessoalmente aos Tabeliães. A parceria permitirá apresentação de protesto de sentenças, que gerem execução de crédito, por exemplo, do exequente ou de sucumbência, sem a necessidade do advogado se deslocar aos tabelionatos”, afirma o presidente da OAB do Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho.

A novidade é que, agora, é possível apresentar o protesto de forma online e segura. Significa dizer que não há mais a necessidade de o advogado se deslocar até o domicílio do devedor. A gestão do tempo do advogado e a efetividade de execução são benefícios ao utilizar meios inovadores e disruptivos para realizar o protesto de sentença, que também democratizam e facilitam o acesso dos operadores do Direito.

:: Leia mais :: 
Protesto de certidão de sentença: seguro, ágil e transparente

“Hoje, o fenômeno da desjudicialização é uma realidade. O protesto de sentença é uma das ferramentas que auxilia na redução de demanda e na solução de conflitos, reduzindo drasticamente o tempo de resolução” conta Rafael Stone, advogado.

iProtesto: protesto de sentença judicial segura e simples

Desenvolvida pela Softplan, empresa catarinense líder na transformação digital da Justiça brasileira, a solução iProtesto é totalmente online. Intuitiva, a plataforma de apresentação de protestos é “self service” e opera na nuvem.

“Em consonância com o disposto no Novo CPC, a solução digital garante mais segurança, agilidade e transparência, trazendo mais efetividade nas execuções. Permite a apresentação de protesto de sentenças, advindas de todos os ramos da Justiça que gerem execução de quantia certa (crédito do exequente e ou sucumbência). Com essa nova solução, realizar a apresentação do protesto de sentenças ficou mais simples e rápido”, argumenta Marcos Ganga, executive de Inovação da Softplan.

O iProtesto se comunica diretamente com tabelionatos, o que possibilita inserir e cancelar apresentações facilmente. A autenticidade é realizada por meio da assinatura com certificado digital.

Para contar com o serviço, basta cadastrar os dados no sistema e anexar a Certidão de Sentença. É possível acompanhar, também de forma online e segura, o andamento de seu processo.

O serviço está disponível. Atualmente, advogados da Região Metropolitana de Manaus e do Rio Grande do Norte já utilizam a solução. Em breve, o iProtesto estará disponível para todos os advogados do Brasil.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram