Desenvolvido por: Linkedin Instagram

Ceará dá início à transformação digital no Ministério Público

21/06/2018 | 2 min. de leitura

A exemplo do movimento de modernização tecnológica em todo o mundo, o Ministério Público do Ceará marcou nesta terça-feira (19) uma nova fase de suas atividades. Durante visita de uma comitiva da instituição à sede da Softplan, em Florianópolis (SC), o procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, assinou contrato para a implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) no MP.

O SAJ faz a gestão de processos judiciais e extrajudiciais do Ministério Público. No encontro, os representantes do MPCE conheceram a sede, as instalações, a infraestrutura para o desenvolvimento do sistema e os times responsáveis pela performance do SAJ. Os primeiros passos da transformação digital no Ministério Público do Ceará já estão definidos com o cronograma de ações.

Os trabalhos iniciam imediatamente com a configuração da infraestrutura do MP e com o levantamento de dados. O planejamento é que o SAJ esteja em todas as promotorias e procuradorias de Justiça até dezembro de 2019.

“Estamos fazendo um recorte na história do MPCE. O Ministério Público existe para ajudar a sociedade e precisamos de agilidade na distribuição de Justiça. Até então, usávamos sistemas ultrapassados que impediam uma prestação de serviços mais assertiva. Um sistema robusto para gestão do processo digital é fundamental para que tenhamos uma mudança de cultura. Isso trará uma qualidade maior em nossas atividades”, argumenta o procurador-geral do MPCE.

::Confira a reportagem especial produzida pela Ascom/PGJ-CE::

 

Transformação digital no Ministério Público

Nos últimos meses, a gestão da instituição vem pesquisando no mercado as melhores soluções tecnológicas. “Há MPs de outros estados que usam o SAJ e que apresentam ganhos significativos.  Esses exemplos foram essenciais para que tivéssemos segurança total na decisão de implantar o sistema”, ressalta Dilthey Pontes Forte, secretário de TI do MPCE.

Forte e Rios reforçam que a mudança de cultura no Ministério Público do Ceará será construída com todos os servidores. “É preciso que tenhamos consciência da importância da informatização. Por isso, é essencial contar com a colaboração de todos para o sucesso do projeto”, destaca o secretário de TI.

Todo o projeto terá o acompanhamento das equipes multidisciplinares da Softplan. “Nossos especialistas vão garantir que os servidores sejam ouvidos e que o SAJ performe da melhor maneira. Temos certeza de que o MPCE colherá resultados muito positivos em breve”, garante Ilson Stabile, diretor-executivo da Unidade de Justiça da Softplan.

“Tenho certeza que este compromisso durará por muito tempo e sabemos que esta transformação digital no Ministério Público trará mais transparência e excelência às nossas ações”, finaliza o procurador-geral de Justiça.

visita MPCE à Softplan

::Confira a galera de fotos::

SAJ na mídia

A implantação do SAJ no MPCE foi destaque nos portais da instituição e da Rádio Mais FM, em coluna do jornal O Povo e em vários outros sites.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram