Vídeo: Projeto MP Digital consolida o SAJ no Ministério Público de Alagoas

17/08/2015 | 2 min. de leitura

Alagoas, no Nordeste brasileiro, é referência nacional quando o assunto é turismo. Mas o estado também ganha destaque na modernização da Justiça estadual.

No Tribunal de Justiça e no Ministério Público, as boas práticas com a adoção do processo digital colocam as instituições à frente no cenário brasileiro. O projeto MP Digital consolida o SAJ nas 160 promotorias do estado.

ícone de vídeo Confira o vídeo sobre o projeto MP Digital (clique aqui para acessar diretamente no YouTube)

A iniciativa prevê a substituição gradual de processos físicos pelos digitais. Com isso, servidores e membros deixam para trás as montanhas de papéis.

Os benefícios, além de segurança, celeridade e transparência, impactam diretamente a saúde dos profissionais que, pelo manuseio constante com processos antigos, acabam desenvolvendo problemas alérgicos e respiratórios.

A implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), solução adotada para gerenciamento dos processos também pelo Tribunal, já está em andamento no MPEAL. Com cronograma de implantação progressivo, o sistema  será adotado por todas as unidades até novembro deste ano. Até o dia 28 de agosto, 20 promotorias já contavam com a solução.

MP Digital

Conforme o subprocurador geral Judicial Antiógenes Marques de Lira, presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia e Informação do Ministério Público (Ceti), o MP Digital consolida o SAJ para facilitar a troca de informações e agilizar o trâmite processual e de atividades do Ministério Público por meio de diversos serviços web voltados aos membros e servidores da instituição, magistrados e serventuários da Justiça, advogados e cidadãos.

“Incluir o Ministério Público no programa de digitalização possibilita que os membros possam emitir pareceres, recursos, ofícios, formalizar TACs, termos de audiência etc, por via eletrônica, em suas promotorias”, declara Antiógenes.

“Os procuradores e promotores de todo o estado poderão se conectar por computadores por meio dessa rede e, assim, terem seu serviço facilitado. Além disso, eles estarão integrados com o Poder Judiciário. Nossa expectativa é obter maior agilidade no trabalho com a integração dos dois sistemas, o SAJ e o portal e-SAJ, ambos softwares de gestão”, Finaliza.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram