Processo digital no MPMS: SAJ confere mais celeridade à gestão dos processos

Processo digital no MPMS: SAJ confere mais celeridade à gestão dos processos

A busca pela prestação de uma Justiça ágil, segura e transparente é a essência do Ministério Público. O processo digital no MP de Mato Grosso do Sul tem conferido mais celeridade para a gestão dos processos judiciais e extrajudiciais.

O processo digital no MPMS já está consolidado. O Conselho Superior e o Colégio de Procuradores foram as últimas unidades a receber o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), solução que gerencia os processos judiciais e extrajudiciais do MP.

Promotorias, Procuradorias, Corregedoria, Ouvidoria, entre outros órgãos auxiliares, passaram por capacitações para atuar com o SAJ MP.

Durante o treinamento foram abordados:

  • funcionalidades básicas do SAJ;
  • conteúdos específicos de secretaria de CSMP e Colégio de Procuradores;
  • trâmite dos procedimentos entre conselheiros e demais órgãos internos e
  • dicas sobre melhores práticas e produtividade.

    processo digital no mpms
    Consultor Ramon Gonçalves ministra treinamento para usuários do SAJ MP em Mato Grosso do Sul

Processo digital no MP: revolução silenciosa

O processo digital está mudando a rotina do MP, tornando o trabalho mais eficiente e o acesso aos autos, mais seguro.

Com o SAJ atividades que em partes eram feitas manualmente (já que o MPMS possui sistemas próprios) passaram a ser 100% ser automatizadas, trazendo organização, economia de recursos e de tempo e, principalmente, transparência.

Progresso do SAJ-MP pelo MPMS é destaque na mídia

Para consolidar o processo digital em Mato Grosso do Sul, em julho de 2014 o MPMS firmou contrato com a Softplan, empresa que desenvolve o SAJ. Foi concebido, então, o projeto Guaicuru, cujo nome é uma referência à bravura dos índios Guaicurus, que nos tempos coloniais que tiveram a capacidade de assimilar o conhecimento de outros povos, os espanhóis, evoluindo a forma de montaria em cavalos.

Os primeiros passos para a implantação do SAJ MP foram as fases de preparação e planejamento, contemplando principalmente a criação de um Comitê Gestor conciso, que trabalhou ativamente no projeto.

Justiça digital: Integração com o TJ

Além de segurança, o SAJ proporciona transparência no acesso às informações, o fim do desperdício de milhares de folhas de papel e evita os deslocamentos do interior até Campo Grande.

Integrados, os sistemas em uso no Judiciário e no MPMS “conversam entre si” e compartilham dados, o que resulta em celeridade, facilidade e segurança para consultar informações, além do atendimento mais rápido aos direitos dos cidadãos.

A integração possibilita o intercâmbio das informações dos processos entre diferentes órgãos da administração pública. Na prática, a tramitação dos processos se torna mais rápida, já que juízes, membros e servidores do MP contam com o mesmo tipo de acesso nas unidades nas quais os sistemas virtuais são instalados.

Pesquisas da Softplan indicam que o sistema agiliza em até 90% a tramitação dos processos já que tira de cena o papel e todos os procedimentos burocráticos que ele carrega, como a assinatura, o envelopamento e o transporte das peças de um lado a outro nas instituições.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *