Processo digital avança no Ministério Público de Alagoas

Processo digital avança no Ministério Público de Alagoas

Ministério Público de AlagoasO Ministério Público do Estado de Alagoas (MPEAL) deu mais um passo decisivo para melhorar e acelerar o processo judiciário, com a migração da Corregedoria-Geral para o modo digital. Isso é mais um avanço do “Projeto MP Digital”, que tem o Sistema de Automação da Justiça (SAJ/MP) como centro. A inovação otimizará as correições nas Promotorias de Justiça, ao tempo em que representará uma economia de recursos públicos.

Os servidores, porém, devem ainda seguir confeccionando relatórios no formato tradicional, paralelamente ao novo sistema, até agosto, de acordo com estimativa do subprocurador-geral de Justiça e coordenador do Comitê Estratégico de Tecnologia e Informação do Ministério Público (Ceti), Antiógenes Marques de Lira.

“A implantação do SAJ no Ministério Público do Estado de Alagoas avançou numa velocidade superior à de qualquer outra instituição ministerial graças ao apoio irrestrito da Procuradoria Geral de Justiça e ao trabalho dedicado da empresa Softplan e da Diretoria de Tecnologia de Informação da Casa. Estamos a poucos passos de alcançar 100% do projeto, o que deve ocorrer até o fim deste ano”, destacou o presidente do Ceti.

ministério público de alagoas Leia mais
Ministério Público de Alagoas começa a receber processos em formato digital
Projeto MP Digital consolida o SAJ no Ministério Público de Alagoas

Com a adoção do processo digital, a Corregedoria Geral do Ministério Público do Estado de Alagoas não precisará se deslocar por entre as comarcas do Estado para realizar grande parte das suas atividades. Assim, as visitas a cada unidade ministerial serão simplificadas e haverá melhoria na fiscalização e orientação dos membros, da produtividade até a verificação de cumprimento dos prazos processuais.

O consultor de produto da Softplan, Thiago Dias, afirma que a Corregedoria ganhará em celeridade e eficácia com o módulo implantado. “A Corregedoria como órgão de orientação e fiscalização da atuação funcional dos membros do Ministério Público, ao ter como ferramenta um sistema que digitaliza todos os procedimentos e processos, trabalhará de forma mais ágil, sem precisar sair do prédio-sede. Isso porque boa parte do trabalho de correições se dará no formato eletrônico, nas quais as visitas servirão apenas para checagem de informação”, explicou.

Sobre o SAJ

O Sistema de Automação da Justiça é o principal colaborador para a implantação do processo digital na Justiça brasileira. É adotado por mais de 40 instituições que operam no cenário da Justiça, as quais representam, em conjunto, metade dos processos que tramitam na esfera estadual brasileira.

A Softplan

A Softplan é desenvolvedora do sistema SAJ. É uma das maiores empresas do Brasil no desenvolvimento de softwares de gestão. Atualmente suas soluções estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos, fazendo a diferença na vida das pessoas. Desde 1990, a companhia atua de modo a tornar a gestão pública e privada no Brasil mais transparente, eficiente e ágil com o uso de tecnologias modernas e inovadoras. Ao longo desses anos, a Softplan se especializou no desenvolvimento e na implantação de softwares de gestão para os segmentos de Justiça, Infraestrutura e Obras, Gestão Pública, Projetos Cofinanciados por Organismos Internacionais e Indústria da Construção.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *