Comitiva discute cronograma para a implantação do novo sistema do MPCE

10/07/2018 | 2 min. de leitura

A Softplan recebeu na quinta-feira (5) nova visita de uma comitiva do Ministério Público do Ceará. O grupo conheceu a sede da empresa em Florianópolis e os times que desenvolvem o Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

Em reunião, foi discutido o cronograma de implantação do novo sistema do MPCE. O planejamento é que o SAJ esteja em todas as promotorias e procuradorias de Justiça até dezembro de 2019.

Estiveram na comitiva do MPCE o corregedor-geral, José Wilson Sales Júnior; o procurador José Raimundo Pinheiro de Freitas, do Núcleo de Soluções para a Área Fim (NUSAF); o gerente de infraestrutura tecnológica, Luiz Eduardo Lopes da Silva; e o gerente de soluções, Dalmo Dallari.

Expectativas para o novo sistema do MPCE

Segundo Sales Júnior, os processos administrativos e extrajudiciais no MPCE são totalmente físicos. Modelo que vai mudar com a implantação do SAJ Ministério Público. “Atualmente temos poucos projetos de automação. A situação é mais arcaica, há pouco controle na área processual”, comentou o corregedor-geral.

O procurador José Raimundo Pinheiro de Freitas reforçou que a expectativa para o novo sistema do MPCE é grande. De acordo com ele, a chegada do SAJ Tribunais ao TJCE em 2010 mudou a cultura entre os membros e servidores da instituição. Agora, no momento de o Ministério Público passar por sua transformação digital, este exemplo é bastante positivo.

“Mesmo os servidores e magistrados mais antigos já se adaptaram aos processos digitais, estão preparados”, disse. Atualmente, o MPCE tem 550 membros (promotores e procuradores) e mais de 1 mil servidores.

:: Leia também: Ceará dá início à transformação digital no Ministério Público

Preparação para uma nova fase

O processo de implantação do SAJ será acompanhado pelas equipes multidisciplinares. “Nossos times darão todo o apoio necessário para que o MPCE conquiste resultados positivos em pouco tempo, a exemplo de outros Ministérios Públicos que adotam o SAJ”, ressalta Ilson Stabile, diretor-executivo da Softplan.

O gerente de soluções da instituição, Dalmo Dallari, destacou que o parque tecnológico do MPCE foi melhorado para receber o SAJ. A gestão atual investiu em novos computadores e internet acessível a todos.

“Em muitos setores, o sistema vai diminuir o trabalho pela metade. Os servidores poderão se dedicar a atividades mais qualificadas. Mas a principal melhora mesmo vai ser para a população. A Justiça vai andar.”

Próximos passos

A visita também foi importante para o encaminhamento da identidade do projeto. Com o time de Marketing da Softplan, foram escolhidos dois nomes para o projeto de implantação do novo sistema do MPCE. Em breve, estas duas opções serão apresentadas aos servidores para votação.

“Este é um momento muito importante para o MPCE. Queremos que todos participem deste projeto e se sintam parte desta nova fase”, disse Pinheiro de Freitas.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram