Novo SAJ MP apresenta design centrado no usuário

Novo SAJ MP apresenta design centrado no usuário

novo SAJ MP

Mais funcional e intuitivo, este é o novo Sistema de Automação da Justiça (SAJ) Ministério Público. A solução de gerenciamento de procedimentos judiciais e extrajudiciais está totalmente focada no usuário.

A evolução de identidade da solução possui uma linguagem visual mais leve, atrativa e funcional. As melhorias na interface seguem padrões de mercado e estudos referenciados por teorias de User Experience (experiência do usuário) que valorizam a hierarquia da informação, legibilidade do conteúdo e o uso de cores e ícones, dentre outros.

O SAJ MP é projetado para o Windows, da Microsoft, que é o sistema operacional mais utilizado no mundo. Por este motivo, a Softplan optou seguir a mesma orientação e linguagem de design do Windows 10 e criou a Linguagem de Design Softplan.

O que muda no novo SAJ MP

Inspirada na Microsoft, a Linguagem segue os mesmos preceitos de design, cores, tipografia (uso das fontes), iconografia e estrutura da informação.

As mudanças na interface objetivam melhorar a estrutura das informações e a evitar o cansaço do usuário ao final do dia.

A nova versão conta com a fonte Segoe UI, do Windows 10. Moderna, a Segoe mantém a legibilidade em diversos tamanhos e definições de tela. Ela oferece uma estética limpa e leve, que comunica bem o conteúdo do SAJ.

Além da fonte, a solução está com mudanças expressivas:

  • Reduzimos o número de linhas das tabelas, para uma aparência mais leve
  • Exploramos melhor contraste das cores para o fluxo de trabalho;
  • Adotamos cores mais claras e passamos a usar recursos visuais com mais parcimônia, para proporcionar um sistema mais confortável.

Em suma, a interface está evoluída para diminuir a complexidade percebida pelo usuário. O novo SAJ MP estará disponível para todos os usuários do Ministério Público em setembro deste ano. Fases de testes e homologações serão feitas até lá.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *