Ministério Público do Mato Grosso do Sul expande o SAJ-MP

21/09/2015 | 3 min. de leitura

Projeto Guaicuru expande SAJ-MP pelo MPMSO processo digital está em progressiva expansão no Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS). Até o próximo mês, 88 das 183 promotorias da instituição estarão utilizando o Sistema de Automação da Justiça para Ministérios Públicos (SAJ-MP) e todas as 32 procuradorias do MPMS também já estarão aptas ao uso da solução. Nas promotorias da capital Campo Grande, os últimos servidores estão em capacitação até o final desta semana.

A revolução digital vem se alastrando pelo MPMS desde abril. As implantações fazem parte do projeto Guaicuru, que visa a consolidação do processo digital no MPMS, modernizando as rotinas de trabalho das unidades.

ícone de leia mais Leia mais
SAJ-MP avança no Ministério Público de Mato Grosso do Sul
Por que o SAJ-MP é a opção ideal para Ministérios Públicos?

Um importante passo para a evolução do processo digital no MPMS foi a recente implantação do SAJ-MP na segunda instância. A integração com o TJ, que antes só ocorria no primeiro grau, foi destacado pela promotora de Justiça e presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia e Informação (CETI) do MPMS, Cristiane Mourão Leal Santos, durante o evento Boas práticas para processos do Ministério Público, que ocorreu em agosto em Alagoas. Conforme ela relatou, o estado do Mato Grosso do Sul já conta com integração total entre o SAJ-MP e o SAJ Tribunais no segundo grau. “Foi uma implantação pioneira, o saldo é muito positivo”, assegurou.

Na oportunidade, a promotora também compartilhou com os demais participantes do evento os motivos que levaram o MPMS a optar pela solução SAJ. “Nós chegamos à conclusão de que o Sistema de Automação da Justiça é o que atenderia as necessidades do Ministério Público de Mato Grosso do Sul”, enfatizou. Conforme Cristiane, um fator de grande relevância para a escolha foi o fato de o Judiciário do estado já utilizar o sistema há mais de 15 anos. Antes da decisão, conforme citou, houve uma consulta a outros Ministérios Públicos, realizada em diversas viagens pelo país, além da análise de outros sistemas.

A gestora de projetos da Softplan (empresa que desenvolve o SAJ-MP), Vivian Melo, comenta sobre os avanços da solução no MPMS: “A expansão está sendo um sucesso, muito bem-aceita por todos os usuários”, afirma. Ela diz que agora o MPMS tem um sistema que é configurado de acordo com as rotinas e os procedimentos da instituição, o que confere independência a ela. 

Saiba mais sobre o projeto Guaicuru e a chegada do SAJ-MP no MPMS

Com o intuito de fortalecer o processo digital Mato Grosso do Sul, em agosto do ano passado o MPMS firmou contrato com a Softplan para a aquisição da solução SAJ-MP. Foi concebido então o projeto Guaicuru, já prevendo a integração com o TJ. A iniciativa, no ano seguinte, iniciou uma profunda transformação na Justiça sul-mato-grossense, tornando o MPMS uma instituição moderna e célere.

O nome do projeto é uma referência à bravura dos índios Guaicurus, que tinham a capacidade de assimilar o conhecimento de outros povos para evoluir. Assim como eles, o MPMS também aderiu a uma nova tecnologia, o processo digital, para que houvesse uma evolução. Por isso, o projeto leva o nome da tribo.

Os primeiros passos foram as fases de preparação e planejamento, contemplando principalmente a criação de um Comitê Gestor conciso que trabalha colaborativamente no projeto. Atualmente o projeto está na fase de execução, que é composta por cinco ciclos. O início desta etapa foi em abril, quando se iniciaram as implantações do SAJ-MP nas unidades. Até o final de 2016, devido à expansão do projeto Guaicuru, todo o MPMS deve estar operando com o SAJ-MP para a gestão de processos judiciais e extrajudiciais.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram