MP de Alagoas apresenta resultados alcançados com o SAJ

19/12/2016 | 2 min. de leitura

Os resultados das atividades desenvolvidas no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPEAL), de 2013 a 2016, foram apresentados pelo Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

A implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) faz parte do projeto MP Digital, que consiste na adoção de melhores práticas para gestão de processos digitais e visa facilitar o uso da solução. 

O trabalho conjunto do CETI com a DTI teve como norte o Plano Estratégico do Ministério Público do Estado de Alagoas para o período que vai de 2011 a 2022, especificamente o objetivo “Adequar Recursos Tecnológicos”.

MPEAL e SAJ

Com o SAJ, foi possível realizar a troca de informações e os trâmites processuais do MPE. Diversos serviços foram efetuados, voltados para membros e servidores da instituição, bem como para magistrados, advogados e cidadãos.

Em pouco mais de dois anos de SAJ, 107.945 intimações eletrônicas foram realizadas. Além de 34.428 manifestações de 1º grau, 1.377 manifestações de 2º grau, 1.185 ações ajuizadas e 238 procedimentos extrajudiciais até o momento.

MP Digital: adoção do SAJ-MP garante efetiva prestação da Justiça em Alagoas

Para o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, o investimento em Tecnologia da Informação (TI) foi sua maior obra como administrador do Ministério Público.

“A instituição deve muito a vocês, que elevaram o nome do Ministério Público Estadual de Alagoas para o Brasil, uma vez que cumprimos todas as exigências do Conselho Nacional do Ministério Público. E também precisamos agradecer a Softplan, que transcendeu a relação contratual e se dedicou ao trabalho de uma maneira surpreendente”, completou o chefe do MPEAL.

O cronograma de implantação do SAJ teve início em 13 de outubro de 2014, passando por capacitação de órgãos de execução, centros de apoio operacional, núcleos e Procuradoria Geral de Justiça. Resta apenas o módulo do Conselho Superior do Ministério Público, que será entregue em 2017, antes da conclusão do MP Digital, prevista para março.

  • Foto: Assessoria MPEAL

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram