MPCE Digital: Promotorias-piloto começam a trabalhar com o SAJ Ministérios Públicos

08/11/2018 | 2 min. de leitura

Servidores do MPCE recebem último treinamento antes de começarem a usar o SAJ
Servidores do MPCE recebem último treinamento antes de começarem a usar o SAJ

O projeto MPCE Digital teve o seu Dia D nesta quarta-feira. Os promotores e servidores das sete promotorias-piloto em Fortaleza já estão cadastrando e recebendo seus procedimentos via Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Todo o trabalho é feito com o acompanhamento presencial da Softplan junto aos usuários.

Cinco técnicos estiveram nas sete promotorias para prestar o auxílio aos servidores na nova ferramenta. Desde quarta, todos os procedimentos são recebidos e cadastrados de forma totalmente digital. Inclusive integrada com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que também adota o SAJ.

“A implantação do MPCE Digital é um marco para o Ministério Público porque, finalmente, nós vamos iniciar a era digital. Isso vai garantir mais agilidade, visibilidade e transparência para a população”, declarou o secretário-geral do Ministério Público do Estado do Ceará, Haley de Carvalho.

Ele destaca que o uso do SAJ Ministérios Públicos facilita a produtividade. “O sistema representa maior controle por parte dos membros, auxiliando ainda na quantificação dos procedimentos e obtenção de dados, bem como na quantidade de procedimentos por assunto”, diz Carvalho.

As sete promotorias-piloto são: 1ª e 2ª Promotorias da Saúde, 2ª Promotoria de Justiça Auxiliar de Maracanaú, 3ª Promotoria de Justiça de Maracanaú, 13ª Promotoria Criminal, 18ª Promotoria da Família e Promotoria de Horizonte.

Foco no usuário: Softplan acompanha os primeiros dias de uso do SAJ

A etapa de implantação do SAJ nas promotorias-piloto é considerada uma das mais importantes no MPCE Digital. Por isso a equipe da Softplan chegou em Fortaleza já na segunda-feira. Nos dias 5 e 6 de novembro, 30 servidores divididos em duas turmas receberam um treinamento final do SAJ MP.

Depois, os técnicos acompanharão os primeiros dias de trabalho dos servidores com o SAJ. Com isso, conseguem identificar as principais dificuldades e receber feedbacks.

“O nosso foco são os usuários. Por isso é importante estarmos perto deles para ouvir as primeiras impressões. Isso vai nos ajudar bastante a ter mais sucesso nas próximas etapas de expansão do MPCE Digital em todas as promotorias do Estado”, explicou o gerente de Produto da Softplan, Kleber Teixeira.

“Acreditamos nessa transição mesmo sabendo de todas as dificuldades que uma mudança cultural — que é sair do papel para digital — possa causar, mas vamos tentar diminuir as resistências e os problemas que possam aparecer”, disse o secretário-geral, Haley de Carvalho.

O cronograma do MPCE Digital continua dentro do esperado. Depois das promotorias-piloto, será a vez da Corregedoria receber a capacitação e o acompanhamento assistido entre os dias 26 e 30 de novembro.

Sobre o projeto

O projeto MPCE Digital é uma parceria entre o Ministério Público do Ceará e a Softplan. O objetivo é fazer a transformação digital da gestão dos processos e procedimentos de toda a estrutura do MPCE. Isso por meio do Sistema de Automação de Justiça (SAJ), solução adotada por sete Tribunais e outros quatro Ministérios Públicos.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram