Vídeo: confira como foi o evento Innovation Day Ministérios Públicos

13/07/2017 | 2 min. de leitura

O Innovation Day MPs trouxe temas como Data Science, Big Data, Analytics e Computação Cognitiva para o centro  das discussões de promotores e servidores do Ministério Público.

Realizado na Softplan, em abril, o evento trouxe à tona discussões sobre o futuro tecnológico dos MPs. Dirigido para promotores e procuradores dos Ministérios Públicos, além de servidores das áreas de TI, Inovação e Comunicação destas instituições, o Innovation Day MP contou com talk shows da IBM, WeGov, Hekima e dos especialistas da Softplan. O evento ocorreu no dia 20 de abril.

Vídeo: confira os depoimentos sobre o evento Innovation Day MP

O promotor e assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça MPMS, Paulo César Zeni, observa que a preocupação em planejar o futuro é um fato essencial, pois o “processo digital acelerou muito os fluxos das promotorias e do Poder Judiciário, mas ainda não foi possível desenvolver ferramentas que facilitem o raciocínio jurídico do operador de direito”.

Ele salienta: “A medida em que os cartórios operam com mais velocidade por conta do processo digital, a quantidade de carga intelectual sobre os operadores de direito também aumenta”.

Computação cognitiva: Assistente Digital do Promotor

Racionalizar os processos de trabalho e obter celeridade processual com o uso da computação cognitiva são recursos da solução apresentada no Innovation Day MP, o “Assistente Digital do Promotor”.

:Leia mais:
Em evento, Ministérios Públicos conhecem solução de Computação Cognitiva

A solução adota a inteligência artificial para facilitar o entendimento dos casos e a construção de peças processuais que, após finalizadas de maneira estruturada, podem ser enviadas ao Poder Judiciário com apenas um clique.

Para o diretor de TI do Ministério Público do Acre, Roberto Ramanholo, o Assistente Digital vai possibilitar que promotores e procuradores tenham mais tempo pensando nas decisões.

“Com mais essa ferramenta dentro do software com certeza nós teremos muitos ganhos dentro da produtividade dos promotores e procuradores”, observa.

:Confira a galeria de fotos do Innovation Day MPs:

Softplan: quebra de paradigmas

O assessor de Inovação da Softplan Marcos Florão comenta que a aplicação de tecnologias de computação cognitiva, inteligência artificial e, ainda o tratamento de grandes volumes de dados, como os que envolvem as questões da Justiça, estão sendo feitos especificamente para os desafios que os Ministérios Públicos enfrentam.

O diretor-executivo da Softplan, Ilson Stabile, destaca que a Softplan quebrou um paradigma no passado, na implantação do processo digital. “Agora, estamos prestes a trazer um novo paradigma de interação com soluções de computação cognitiva”, conclui.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram