Evento em Maceió discute práticas para gestão de processos digitais do MP

19/08/2015 | 3 min. de leitura

gestão de processos digitaisNesta quinta e sexta-feira (20 e 21), as boas práticas para gestão de processos digitais judiciais e extrajudiciais de Ministérios Públicos serão discutidas em Maceió. Na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas, no bairro Poço, ocorrem dois eventos simultâneos que prometem debater o uso da tecnologia para não só modernizar a instituição, mas garantir um atendimento mais eficiente aos cidadãos.

A programação contempla palestras e depoimentos de magistrados, promotores, procuradores e servidores de diferentes estados que adotam, entre suas tecnologias, o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) para gestão de processos judiciais.

Em Alagoas, o SAJ é adotado no Tribunal de Justiça e no Ministério Público do Estado. No MPEAL, por conta do projeto MP Digital, o sistema está em fase de implantação.

ícone de vídeo Confira o vídeo do projeto MP Digital

Até o final do ano, todas as 160 promotorias passarão a trabalhar com o processo digital. Cerca de 450 pessoas, entre membros, servidores e estagiários passarão por treinamentos e capacitações para potencializarem o uso do SAJ.

Programação do evento

Com os eventos desta quinta e sexta-feira, consolida-se o projeto MP Digital no Ministério Público de Alagoas.

O evento “Boas práticas para processos do Ministério Público” é destinado para membros, servidores, estagiários e voluntários dos MPs, além de operadores do Direito e representantes de instituições convidadas. Ocorre nas manhãs de quinta e sexta-feira, a partir das 9h.

Já o “I Encontro dos gestores do SAJ Ministério Público” acontece na quinta-feira à tarde. Reúne os gestores representantes das unidades dos MPs brasileiros que já fazem uso do SAJ. Ambos os encontros serão realizados no auditório do prédio-sede do MPE/AL.

Programação

20 de agosto (quinta-feira)

9h – Abertura do evento

9h30min – MP Digital e os benefícios para a instituição aos operadores de Direito e à sociedade – desembargador Fernando Tourinho (NIVJE) e procurador de Justiça Antiógenes Marques de Lira (presidente do CETI)

10h30min – Experiências de MPs com a implantação e a utilização de tecnologia SAJ –
Acre: Rogério Voltolini Muñoz (promotor do Ministério Público do AC)
Mato Grosso do Sul: Cristiane Mourão Leal Santos (promotora de Justiça e presidente do Comitê Estratégico de TI )
Santa Catarina: Laudares Capella Filho (promotor de Justiça e Presidente da Comissão para Desenvolvimento do Sistema de Informação e Gestão) e servidor Paulo Cesar Allebrandt (Gerente de Processos Jurídicos Digitais)
Alagoas: Antiógenes Lira (subprocurador-geral de Justiça e presidente do CETI) e Marcel de Castro Vasconcelos (diretor de TI)

12h – Coquetel

14h – I Encontro de Gestores do SAJ-MP: proposta de modelo para os encontros dos grupos de MPs-SAJ e elaboração e leitura da Carta de Alagoas

21 de agosto (sexta-feira)

9h – Novidades do SAJ – Marcel Cunha Batista – coordenador de Produto SAJ-MP

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram