Transformação digital no MPCE: começa a expansão do SAJ para todas as promotorias

22/01/2019 | 3 min. de leitura

Na última semana, o Ministério Público do Ceará iniciou uma fase importante de seu projeto de transformação digital.

Depois da implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) em sete promotorias-piloto, foi dada a largada para a expansão do SAJ Ministérios Públicos nas demais promotorias do Ceará. Durante o mês de janeiro, 112 membros e servidores de 63 promotorias da região de Fortaleza participarão de treinamentos presenciais. Os profissionais também contarão com o acompanhamento assistido de uso do sistema, apoiado por especialistas da Softplan, empresa desenvolvedora do SAJ Ministérios Públicos.

“Os usuários são nosso foco nos treinamentos. É fundamental que tenham familiaridade com o SAJ para que sintam o menor impacto possível desta nova tecnologia em suas rotinas. Para isso, também acompanhamos os primeiros dias de contato dos usuários com o sistema a fim de sanar as dúvidas e ajudá-los a aperfeiçoar suas boas práticas”, argumenta Kleber Teixeira, gerente de Produto da Softplan.

Expansão do SAJ. Usuários do MPCE participam de treinamento
Servidores e promotores participam de treinamento na Escola Superior do Ministério Público

A previsão é que a expansão do SAJ no MPCE esteja concluída no início do segundo semestre deste ano. Até lá, todas as promotorias, procuradorias, Corregedoria e o Conselho Superior do MP terão o SAJ como sistema único. Isso possibilitará a padronização e o aperfeiçoamento das atividades da instituição. Ao todo, serão mais de 300 promotorias capacitadas.

Confira o vídeo sobre a transformação digital no MPCE:

“Acreditamos nessa transição mesmo sabendo de todas as dificuldades que uma mudança cultural possa causar. Sabemos dos esforços que devemos fazer para sair do papel e chegar ao mundo digital. Vamos tentar diminuir as resistências e os problemas que possam aparecer”, garante o secretário-geral do MPCE, Haley de Carvalho.

Tecnologia permite padronização de atividades

Ainda que o primeiro contato com uma nova atividade possa gerar algum tipo de resistência, a mensagem da transformação digital do MPCE já está compreendida. “O sistema representa maior controle por parte dos membros, auxiliando ainda na quantificação dos procedimentos e obtenção de dados. Isso vai garantir mais agilidade, visibilidade e transparência para a população”, destaca Haley de Carvalho.

Expansão do SAJ no MPCE. Especialista da Softplan tira dúvidas de servidor durante expediente de trabalho.
Especialista da Softplan tira dúvidas de servidor durante expediente de trabalho

Para o assessor da Promotoria de Justiça Militar, Ricardo Rocha Lustosa, a etapa de treinamentos é importante para que a instituição tenha suas atividades padronizadas. “O SAJ será muito bom para as atividades gerenciais, para que tenhamos uma melhor gestão com a elaboração de relatórios, por exemplo.”

Expansão do SAJ: dúvidas podem ser tiradas por capacitação a distância

Além dos treinamentos presenciais, os membros e servidores do MP têm à disposição uma série de conteúdos ricos sobre o melhor uso do SAJ. Os materiais podem ser acessados pela Universidade Softplan. É por meio desta plataforma online que os estagiários serão capacitados.

O cronograma das ações de expansão do SAJ no Ceará será comunicado às promotorias. As fases do projeto estão detalhadas no site do projeto MPCE Digital. As dúvidas sobre a transformação digital da instituição podem ser encaminhadas para sajmp@mpce.mp.br.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram