Benefícios do processo digital chegam à Corregedoria e a Centros de Apoio do MPMS

20/05/2015 | 2 min. de leitura

O papel está ficando para trás no Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS). Depois da implantação de uma ferramenta para a gestão de processos em meio eletrônico, o Sistema de Automação da Justiça para Ministérios Públicos (SAJ-MP), em duas Promotorias e na Ouvidoria do MPMS, agora chegou a vez da Corregedoria-Geral e de dois Centros de Apoio Operacional usufruírem dos benefícios do processo digital.

“Vai mudar a rotina porque o fluxo de trabalho vai ficar mais rápido, seguro e os servidores terão mais facilidade para gerar relatórios. O que é feito manualmente será feito automaticamente. É uma economia de tempo”, garante o assessor especial do corregedor-geral e membro do Comitê Gestor do projeto, Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos.

Entre as duas unidades, 78 servidores estão sendo capacitados por consultores da Softplan, a empresa que desenvolve o SAJ-MP, para a utilização do sistema. Os treinamentos iniciaram nesta segunda-feira e encerram na quinta-feira, totalizando 16 horas de aula por cada uma das duas turmas. Entre o conteúdo programático está a realização de cadastros, a utilização do editor de textos, do gerenciador de arquivos, do fluxo de trabalho, entre outros.

Santos conta que a expectativa dos servidores está muito elevada e a participação bastante ativa. “Estão interagindo muito, todas as dúvidas estão sendo sanadas e os ajustes finos já estão sendo percebidos”, garante o assessor.

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O sistema entrará em funcionamento na próxima semana, no dia 25. Até o dia 29 os servidores capacitados terão um acompanhamento da equipe da Softplan, aonde eventuais dúvidas poderão ser sanadas. Além disso, os serventuários também poderão contar a qualquer momento com o suporte da equipe residente, que estará lá para auxiliá-los no que for preciso.

A gestora do projeto no MPMS, Myrian Raquel Rodrigues da Silva, diz que os servidores das outras unidades que já receberam o SAJ-MP estão se adequando à nova ferramenta. “Na promotoria foi tranquilo, adaptaram-se bem, sentimos uma melhora nos procedimentos porque ficou um sistema só”, afirma Myriam, fazendo alusão à integração da instituição com o Tribunal de Justiça, que já utilizava o sistema.

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