Artigo: Conheça o Scrum, a importante metodologia ágil de desenvolvimento

16/09/2015 | 2 min. de leitura

O método de desenvolvimento Scrum foi proposto em 1995 por Ken Schwaber, partindo da premissa de que o desenvolvimento de software era algo que não poderia ser planejado, previsto e completado com sucesso, com o emprego de métodos ditos “pesados”. O método Scrum foi baseado nas obras de Nonaka e Takeuchi, e de Pittman e Booch, e adere aos princípios de desenvolvimento ágil de software.

Um dos principais pressupostos do Scrum é a ideia de que muitos processos empregados durante o desenvolvimento de software não podem ser previstos, pois essa parte é abordada de uma forma flexível, e apenas duas etapas são completamente definidas durante o projeto: planejamento e encerramento.

O produto final é desenvolvido por vários times multifuncionais, suportado por um projeto dividido em ciclos (tipicamente mensais) chamados de sprints, os quais representam um Time Box no qual um conjunto de atividades será executado. Durante a execução dos sprints, não é possível introduzir novos requisitos de software. Esta precaução se deve a um importante motivo: garantir que o produto final será desenvolvido com maior probabilidade de sucesso, mesmo em um ambiente em constante mudança. Este ambiente, que inclui fatores como a concorrência, tempo e pressão financeira, mantém sua influência durante todo o desenvolvimento, até a fase de encerramento.

As funcionalidades a serem desenvolvidas em um projeto são mantidas em uma lista, que é conhecida como Product Backlog:

  • Product Backlog (PB): é uma lista de prioridades de todos os itens relevantes para o desenvolvimento de um produto específico. Ela pode consistir de erros, melhorias requisitadas pelo cliente, funcionalidades para tornar o produto final mais competitivo, upgrades de funcionalidade e de tecnologia de ponta. Uma vez que um requisito foi totalmente especificado, com a aprovação de product owner, o requisito poderá ser transferido da PB para o desenvolvimento do Sprint Backlog.
  • Sprint Backlog (SB): Todos os times participantes do processo de desenvolvimento de software mantêm o próprio SB. Todos os requisitos que são atribuídos à equipe de desenvolvimento no início de um sprint são inseridos em no respectivo SB. Cada requisito é decomposto em várias tarefas, que são então atribuídas aos membros do time, de acordo com as especificidades. O Sprint Backlog é alimentado pelo product backlog com itens que foram totalmente especificados.

SCRUM

O SB permite o monitoramento contínuo do progresso dos desenvolvedores e times de desenvolvimento, enquanto o PB permite a renegociação periódica das prioridades de cada requisito.

* Da redação: o Scrum é uma das metodologias ágeis adotadas pelas equipes de Desenvolvimento da Softplan. Clique aqui  e saiba com a cultura ágil acelera o desenvolvimento de softwares e facilita a gestão dos processos produtivos.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram