Artigo: Uma Justiça mais cidadã em Santa Catarina

Artigo: Uma Justiça mais cidadã em Santa Catarina

Uma Justiça mais cidadã está a caminho dos catarinenses. Isso porque o Tribunal de Justiça de Santa Catarina avança para se tornar 100% digital. Esta boa notícia significa que, na prática, é mais um tribunal que conta os dias para deixar os processos em papel no passado. Até maio, toda nova ação ingressa, tramita, inclusive na segunda instância, e encerra-se, até o arquivamento, em formato exclusivamente digital.

Há mais de 20 anos, o TJSC usa o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) para a gestão de seus autos judiciais. A Softplan sente-se honrada em fazer parte desse processo de informatização que, em 2013, levou os benefícios do processo digital a todas as 111 comarcas da primeira instância. Orgulha-nos ainda mais ser parceiro do Tribunal nesta revolução que, agora, está em curso também na segunda instância.

A celeridade que o processo digital imprime é essencial para que o Judiciário esteja cada vez mais próximo da sociedade. Certamente, este é um dos resultados mais significativos. A vantagem do processo digital em relação ao físico é que ele pode eliminar até 90% do tempo que se perde com os trâmites em papel.

Com a tramitação eletrônica, evitam-se burocracias como transporte de autos, anotações de controle, juntadas e muito mais. O acesso dos catarinenses à Justiça será mais facilitado. A disponibilidade para consulta de movimentações será plena, em tempo integral, a todos os autorizados. Além disso, é claro, há um significativo aumento na velocidade de tramitação e na produtividade dos cartórios.

Segurança, transparência, fim do desperdício de milhares de folhas de papel, eliminação de necessidade de os advogados irem até os fóruns, facilidade do peticionamento eletrônico e acesso aos autos digitais (que evitam deslocamentos do interior até Florianópolis) e julgamentos em sessões virtuais são outros benefícios que marcam o dia a dia de tribunais que adotam a solução SAJ e, agora, são realidade em SC.

O sistema SAJ também informatiza os tribunais de SP (considerado o maior do mundo), do Acre, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte, os quais representam, em conjunto, mais de 60% dos processos que tramitam na esfera estadual brasileira.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *