Artigo: Conheça os fatores críticos de sucesso para implantação de um ERP

20/07/2015 | 3 min. de leitura

ERP – Enterprise Resource Planning é um termo genérico para um amplo conjunto de atividades apoiadas por sistemas corporativos que ajudam as organizações a gerenciar os recursos e processos de negócios. Um projeto de implantação de um ERP poderá proporcionar melhorias significativas em termos de eficiência, produtividade e qualidade de serviços prestados pela organização, além da redução de custos e melhoria no processo de tomada de decisões.

ícone de leia mais Leia mais artigos de Maurício Rotta

Processo digital no Brasil: a revolução que não para
Processos de implantação e sustentação de sistemas de gestão de processos eletrônicos

Os ERPs iniciaram seu desenvolvimento na década de 1960, como Material Requirements Planning (MRP). Hoje em dia, a geração mais moderna de sistemas ERP é avançada e eficaz, gerindo várias unidades de negócio distintas, incluindo vendas e operações de planejamento, gestão de material, fabricação, aquisição, processamento de pedidos, contabilidade e finanças, recursos humanos, gestão de relacionamento com clientes e muito mais. Podem ser muito especializados para atender segmentos específicos de mercado, como é o caso do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Dada a ampla gama de benefícios em termos de funcionalidades, muitas empresas e instituições públicas acreditam que os ERPs oferecem vantagens competitivas estratégicas, essenciais para as instituições desenvolverem as atividades principais de negócio com eficiência e qualidade.

No entanto, a implantação de um ERP é um projeto complexo, composto por diferentes fases, as quais requerem recursos e competências distintas para serem executadas, visando manter o projeto de implantação dentro do orçamento de custos e prazos originalmente definidos. Para tanto, exige-se uma compreensão aprofundada do processo de implantação, considerando-se os principais fatores críticos de sucesso (Critical Sucess Factors – CSF) que influenciam diretamente na implantação de um ERP, principalmente quando se tratam de sistemas corporativos especializados, como é o caso do SAJ.

Os fatores críticos de sucesso (FCS) podem ser definidos como “o número limitado de áreas em que resultados satisfatórios irão garantir desempenho competitivo de sucesso para o indivíduo, departamento ou organização”. FCS são as poucas áreas-chave em que “as coisas devem andar no caminho certo” para o negócio se desenvolver e as metas serem atingidas.

Os FCS para a implantação de ERPs trazem conceitos que ajuda as organizações a identificar as questões críticas que podem afetar o processo de implantação. Através do melhor entendimento destes fatores críticos, as organizações podem determinar as melhores soluções para eliminar ou evitar as causas mais comuns de falhas durante a implantação, conforme apresentado a seguir:

  1. Definição do plano de negócios / visão / metas / justificação do projeto de implantação;
  2. Modelagem adequada dos processos de negócios afetados pela implantação;
  3. Cultura de gestão da mudança;
  4. Comunicação clara e objetiva, atingindo todos os envolvidos;
  5. Composição da equipe de trabalho para implantação do ERP;
  6. Acompanhamento e avaliação de desempenho da implantação e pós-implantação;
  7. Definição do “Campeão do projeto”;
  8. Gerenciamento eficiente de projetos;
  9. Processo bens definidos para o desenvolvimento de sistemas, testes e resolução de problemas;
  10. Apoio da alta gerência;
  11. Gestão de dados;
  12. Definição da estratégia e da metodologia de implantação;
  13. Fornecedor do ERP;
  14. Contexto e características organizacionais;
  15. Alinhamento entre o ERP e os processos de negócio;
  16. Cultura do país onde a implantação irá ocorrer;
  17. Requisitos funcionais exclusivos ou demandados por determinado país.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram