Série Ciência de Dados Aplicada à Justiça: Inteligência Jurídica Parte III – Setor Privado

Série Ciência de Dados Aplicada à Justiça: Inteligência Jurídica Parte III – Setor Privado

Ciência de Dados Aplicada à Justiça

A série de artigos Ciência de Dados Aplicada à Justiça chega em sua terceira parte, a do setor privado. Aqui, abordo uma solução inovadora para departamentos jurídicos e grandes escritórios de advocacia, o Convex Legal Analytics.

Na primeira parte, introduzi o processo de transformação digital no meio jurídico e como está sendo minha experiência trabalhando com Data Analytics aplicada à Justiça. A segunda parte está focada nas instituições públicas e as saídas eficientes para uma Justiça mais ágil. Em complemento da série, o colunista Tiago Melo também nos traz mais detalhes sobre a história do Convex.

Ciência de Dados Aplicada à Justiça: Setor Privado

A Softplan é referência por atender instituições públicas com o Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Porém, nos últimos anos uma nova frente de trabalho está sendo desenvolvida dentro do setor de Inovação da Unidade de Justiça da empresa, que é voltada para a criação de produtos para o setor privado.

Em nosso Lab da Justiça, surgiu o Convex Legal Analytics, uma plataforma única de Analytics para departamentos jurídicos e grandes escritórios de advocacia. Diferente do SAJ Insights, onde temos acesso ao banco de dados do cliente, no Convex precisamos coletar os dados, que são públicos, dos processos dos portais online de todos os Tribunais do Brasil. E somente essa captura já é um enorme desafio!

Das movimentações do processo e dos documentos, conseguimos extrair uma gigantesca quantidade de informações valiosas, permitindo aos escritórios e empresas conhecerem e analisarem todas as métricas e indicadores de seus processos em painéis amigáveis. Digo “conhecerem” pois realmente é muito difícil a empresa ter uma visão completa dos seus processos apenas com ERPs (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa) convencionais e planilhas do Excel.

Falando em ERP, é importante deixar bem claro que o Convex não é um substituto para o software interno de gestão de processos e sim um forte aliado à tomada de decisão que permite o cruzamento de dados que seria impossível de se conseguir com métodos tradicionais de análise de dados.

Imagine você poder correlacionar diversas variáveis dos processos judiciais de seu escritório ou empresa e saber quais fatores influenciam sentenças a seu favor. Conseguimos inferir a influência de informações como: classe, assunto, vara, magistrado, advogados, partes, pedidos de liminar, pedidos de justiça gratuita, determinações de bloqueio, emenda da inicial, duração processual, duração até o julgamento, data das citações, quantidade de audiências, e qualquer outra variável que possa ser capturada no site dos Tribunais.

Ou então, imagine você saber em quais situações vale a pena realmente entrar com recurso. Com o auxílio da estatística e algoritmos de aprendizado de máquina, você pode decidir que não vale a pena arcar com os altos custos recursais ao saber que um determinado tipo de processo, para uma determinada comarca, a taxa de reforma da sentença é praticamente nula.

Funcionamento do Convex Legal Analytics

Todos esses dados em conjuntos são apresentados em painéis intuitivos, como o do exemplo abaixo.

Ciência de Dados Aplicada à Justiça

Todas essas tarefas requerem técnicas avançadas de armazenamento, inteligência artificial e extração de entidades, devido a grande complexidade em limpar e estruturar tais dados.

Portanto, transformar os dados brutos em informações relevantes para serem apresentadas em relatórios como o da imagem acima é uma tarefa árdua e que exige o uso de diversas tecnologias durante todo este processo apresentado.

Estamos numa época em que os departamentos jurídicos das empresas estão começando a ser encarados como unidades de negócios, onde é possível gerar resultados e economizar através da análise de dados.

O uso da análise de dados, feita pelo Convex, vem para auxiliar muito o advogado e demais profissionais do meio, que podem agora contar com as mais variadas e avançadas tecnologias no seu dia-a-dia.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *