SAJ Tribunais é destaque no Fonaje, em Florianópolis

02/06/2015 | 2 min. de leitura

O 37º Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), realizado de 27 a 29 de maio em Florianópolis, contou com a participação de mais de 400 magistrados que discutiram práticas para uma Justiça mais ágil. O tema desta edição foi “Juizados Especiais: 20 anos de compromisso com a conciliação e novos desafios”. O SAJ Tribunais foi destaque no evento.

A Softplan, uma das maiores desenvolvedoras de softwares de gestão do país, também esteve presente. Além do pronunciamento do analista de negócios Alexandre Golin Krammes sobre os desafios do peticionamento eletrônico em tempos de processos digitais (confira o artigo aqui), o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) foi destaque no evento. A solução SAJ Tribunais é referência nacional de informatização e o principal colaborador para a implantação dos processos digitais na Justiça brasileira.

ícone para foto Confira galeria de fotos 

O SAJ é amplamente utilizado no segmento de tribunais, por onde tramitam mais de 60% dos processos da Justiça do país. Por automatizar diversas atividades, o SAJ Tribunais faz com que o tempo de tramitação diminua em até 70% em relação aos processos físicos, além de evitar o desperdício de milhares de folhas de papel, conforme pesquisas divulgadas pelos Tribunais.

No estande da empresa, os participantes conheceram os benefícios da utilização do processo digital no SAJ, desde a automação na produção de documentos, até funcionalidades como o peticionamento eletrônico, intimação eletrônica, workflow, pasta digital, entre outras vantagens que geram a economia em recursos, maior transparência e segurança.

Desembargador Nalini, presidente do TJSP, visita a Softplan

Após a participação no Fonaje, na qual o desembargador José Renato Nalini, presidente do TJSP, propôs uma reflexão sobre as mutações sociais e éticas da sociedade contemporânea e suas influências no cotidiano do juiz, ele e a comitiva de assessores militares visitaram a sede da Softplan. Nalini e os diretores da empresa discutiram o andamento do projeto 100% Digital, que até o fim do ano vai pôr fim à entrada de processos em papel no Tribunal de Justiça de São Paulo, e as boas práticas para celeridade da Justiça brasileira.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram