SAJ Insights: Softplan é case mundial da Microsoft com o uso do BI

10/10/2017 | 3 min. de leitura

A Softplan, empresa que desenvolve o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), é case mundial da Microsoft ao utilizar o Business Intelligence (BI) em solução que auxilia operadores de Direito em suas funções.

O processo digital levou a Justiça brasileira a um patamar mais inovador e célere.  Com a aplicação do BI no cenário da Justiça brasileira para auxiliar a tomada estratégica de decisões, surgiu o a solução SAJ Insights.

A forma como o SAJ Insights foi construído, em especial o uso de recursos avançados da modalidade Embedded do Power BI e a intuitividade e foco em solução de problemas, surpreendeu positivamente a Microsoft.

De acordo com o Champion do SAJ InsightsTiago Melo, a publicação do case de sucesso garante uma chancela técnica imparcial – fornecida pelo desenvolvedor do Power BI – da qualidade da solução que já está disponível para Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos e Procuradorias de Justiça.

A equipe da Softplan atua para integrar relatórios hospedados no Power BI com o SAJ e com quaisquer soluções de gerenciamento de processos judiciais. 

O primeiro a receber a prova de conceito (POC) é o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.

Softplan e o Power BI

Desde 2016, a Unidade da Justiça da Softplan decidiu investir no desenvolvimento de uma nova solução focado em Business Intelligence (BI) e Analytics. Após uma rigorosa seleção entre os fornecedores mais importantes do mercado, selecionou o Power BI, da Microsoft, como base do SAJ Insights.

Construído na plataforma do PowerBI, ferramenta posicionada no quadrante de liderança na análise dos quadrantes mágicos do Gartner, o SAJ Insights já traz, nativamente:

  • Conceito de self-service, permitindo aos usuários construir painéis, visões, descobrir padrões e compartilhar dados e informações;
  • Capacidade de processamento de grandes quantidades de dados em tempo real;
  • Capacidade de conexão de forma simples a múltiplas bases de dados, internas ou externas;
  • Armazenamento em nuvem, de modo que não onere as bases de dados atuais, com altos requisitos de segurança e permitindo economia de custo, escalabilidade e alta performance;
  • Disponibilização de visões em dispositivos móveis de forma nativa;
  • Processamento de linguagem natural;
  • Capacidade de incorporação de análises preditivas e prescritivas, utilizando conceitos e aplicações de inteligência artificial, computação cognitiva e aprendizado de máquina.

SAJ Insights

No início de 2017, com um protótipo funcional em testes por alguns Tribunais de Justiça, a Softplan convidou a Microsoft para conhecer sua solução. O técnico Lucas Humenhuk analisou o SAJ Insights em todas as suas particularidades, tanto em termos de arquitetura do back-end como uso de recursos, funcionalidades e componentes do front-end.

A análise, que trouxe novidades em primeira mão sobre novos recursos do Power BI, possibilitou uma série de melhorias à plataforma que passou a incorporar as melhores práticas e funcionalidades.

O SAJ Insights é  uma plataforma essencial de apoio à tomada de decisão nos níveis operacionais, táticos e estratégicos. Além das análises descritivas e diagnósticas, a solução já nasce com a capacidade de absorver análises preditivas e prescritivas com alto nível de sofisticação matemática e computacional.

Com o SAJ Insights as instituições de Justiça irão:

  • Aumentar produtividade, eficiência, celeridade e transparência da instituição;
  • Melhorar e agilizar a capacidade de análise dos tomadores de decisão em todos os níveis;
  • Reduzir drasticamente a quantidade de decisões baseadas em intuição e aumentar as decisões baseadas em dados;
  • Identificar tendências, otimizar oportunidades e antecipar riscos e ameaças.

SAJ na Mídia

A Softplan como caso mundial está com a matéria completa disponível no blog da Microsoft. No blog, que está em inglês, é possível saber mais sobre a aplicação técnica do Power BI no uso do SAJ, com exemplos do TJAM.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram