Confira as 5 vantagens do workflow para procuradorias

13/07/2015 | 3 min. de leitura

O Sistema de Automação da Justiça para Procuradorias (SAJ Procuradorias) está em constante evolução. O software realiza a gestão, moderniza as rotinas e imprime celeridade ao trâmite processual. Um divisor de águas dentro da solução foi a concepção do workflow para procuradorias, uma funcionalidade que permite gerenciar todas as etapas processuais em um único local, de forma ágil e organizada. A ferramenta começou a fazer parte do sistema em 2009 e, aos poucos, está entrando para a realidade das procuradorias estaduais e municipais.

A aplicação segue o mesmo padrão do workflow para tribunais, mas adequada especificamente às rotinas das procuradorias. Segundo o analista de Negócios da Softplan Rafael Vendruscolo, a funcionalidade tem vantagens adicionais sobre a ferramenta de agenda, utilizada anteriormente para a visualização de pendências.

“O grande diferencial do workflow é a organização do processo de negócio da procuradoria em um ou mais fluxos de trabalho, de acordo com o rito processual. Essa organização faz com que o procurador trabalhe com filas, que apoiam e orientam o trabalho. Dessa forma, funcionalidades, atalhos e informações podem ser agregadas ao workflow, dando mais produtividade e visibilidade às tarefas que os usuários realizam no dia a dia”, afirma Vendruscolo.

Confira as 5 vantagens do workflow para procuradorias:

1   ORGANIZAÇÃO

O workflow para procuradorias proporciona mais organização ao trâmite processual

O workflow é uma funcionalidade que permite uma visão diferenciada das atividades do procurador. Ele possibilita que as tarefas sejam agrupadas em subfluxos e pastas, chamadas de filas de trabalho, de forma automatizada e com ordenação por prazo. A visão segmentada das demandas faz com que o procurador possa priorizar o trabalho dele.

2  PARALELISMO

O workflow para procuradorias possibilita o paralelismo

A execução de algumas atividades paralelas é uma das vantagens do workflow. A funcionalidade possibilita que o procurador realize o recebimento de intimações eletrônicas ou a emissão de documentos e, ao mesmo tempo, faça outras atividades, como inserir movimentações, pendências e lembretes.

3  FACILIDADE NAS ATIVIDADES EM LOTE

 O workflow para procuradorias facilita as atividades em lote

O workflow otimiza a execução de atividades em lote, que ocorrem quando ações são aplicadas a vários processos, pendências ou documentos (objetos) ao mesmo tempo. Como ele permite a classificação das demandas do procurador em filas de trabalho específicas, isso facilita a seleção dos objetos para que uma mesma ação seja aplicada a todos, assim é possível assinar, protocolar, emitir ou peticionar todos os documentos de uma determinada fila, por exemplo.

4    PERSONALIZAÇÃO DOS FLUXOS

O workflow para procuradorias possibilita a personalização de fluxos

Uma outra vantagem do workflow é a possibilidade da criação de novos fluxos, sem a necessidade de geração de uma nova versão do sistema. Por exemplo, se fosse preciso criar um fluxo de documentos entre o procurador e o superior imediato dele, isso poderia ser feito pelo painel de configuração dos SAJ Procuradorias, e a aplicação ocorreria na versão do sistema que estivesse em uso, sem a necessidade da geração de uma nova.

5    UNIFICAÇÃO

O workflow para procuradorias unifica as atividades em um único local

O trâmite processual passa por diversas etapas. Antes era necessário que os servidores, procuradores e procuradores-chefes utilizassem diversas telas para atuar sobre processos e pendências. O workflow para procuradorias unificou todas as atividades em um único local. Todos os perfis de usuários podem utilizá-lo e as etapas seguintes ao cadastro do processo podem ser feitas integralmente por meio dele.

ícone de leia mais Leia mais

PGE do Mato Grosso do Sul avalia adoção do workflow para modernizar rotinas processuais

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram