Vídeo: como resolver a morosidade nas Procuradorias com o processo digital

16/11/2016 | 2 min. de leitura

A morosidade tem sido por anos o principal motivo de reclamação dos cidadãos perante os serviços prestados pelo Judiciário.

A abundância de atos burocráticos e as epidêmicas quantidades de ações que ingressam todos os dias são algumas das principais causas dos congestionamentos e da lentidão.

As Procuradorias também enfrentam, no dia a dia, as dificuldades que esta morosidade provoca. Os processos de execução fiscal estão no topo da lista da taxa de congestionamento do Judiciário. São justamente estas as ações de maiores fontes de arrecadação do município.

Ou seja, o dinheiro que, arrecadado, poderia ser revertido  em investimentos em saúde, educação e infraestrutura, demora a ser recuperado por meio do pagamento das dívidas ativas.

Mas é possível resolver estas questões?

Cada vez mais as prefeituras têm buscado esta resposta no investimento de soluções tecnológicas para auxiliar e induzir as boas práticas. E este investimento já mostra resultados.

Além da redução do consumo de papel, que gera uma significatva economia para estes órgãos e desafoga o ambiente de trabalho, as soluções para gestão pública desencadeiam uma melhor produtividade e mais transparência, o que facilita a recuperação dos créditos inscritos na dívida ativa.

Procuradores municipais debatem em Maceió questões práticas que podem ser usadas em todo país

Um bom exemplo desses resultados é o município de Florianópolis, que utiliza a solução SAJ Procuradorias desde 2006. O tempo médio de ajuizamento de processos de execução fiscal com o SAJ caiu em 97,34%, de 276 dias para 58 horas.

Outro exemplo é o município de Itapema, que utiliza a solução há mais de um ano e neste tempo foi possível colocar em dia mais de 7 mil intimações da dívida ativa.

SAJ Procuradorias

O SAJ Procuradorias é uma solução de gestão que atende procuradorias estaduais e municipais. Desenvolvido pela empresa catarinense Softplan, o SAJ possibilita a tramitação dos processos por meio digital, além de ajuizamento em lote, gestão de dívida pública, e outras funcionalidades que conferem boas práticas às procuradorias.

Saiba mais sobre o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) no vídeo abaixo: 

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram